Uma história em muitas mãos

Proponente: Felipe Cosmos de Oliveira 

Enquadramento: Art. 18

PRONAC: 222091

Valos aprovado:
R$ 253.571,18

Prazo de captação:
31/12/2023

Projeto:

O que fazemos?

O documentário de média-metragem “Uma história em muitas mãos” tem o objetivo registrar a história da comunidade surda de Maringá, interior do Paraná, documentar a trajetória das instituições de apoio a essa comunidade, bem como perspectivar as oportunidades, dilemas, enfretamentos e conquistas das diferentes gerações de surdos maringaenses. O documentário trará imagens do acervo da Anpacin, associação mantenedora do colégio bilíngue homônimo, que atende estudantes da cidade e região. O media-metragem também será composto pelo acervo da associação maringaense de surdo, Asumar. Os principais personagens dessas instituições serão entrevistados para compor o contexto narrativo e documental do projeto. Classificação indicativa será livre para todos os públicos.

Objetivo geral

  • Fazer um registro da história dos surdos na cidade de Maringá, como forma de preservar a memória coletiva desta comunidade e de exibir para o restante da população ouvinte do munícipio a dimensão da surdez na cidade.

Objetivo específicos:

  • Disponibilizar esse conteúdo, de maneira organizada em formato de documentário média metragem, por meio de plataformas digitais e redes sociais da Anpacin Colégio Bilingue para Surdos de Maringá e do Arena das artes e do Maringá Histórica, canal que traz vídeos sobre assuntos históricos da cidade e que tem muitas visualizações, promovendo a sua disseminação e popularização. A expectativa é atingir pelo menos 1.000 mil expectadores ao todo;
  • Realizar exibição presencial gratuita para Surdos de Maringá para 100 pessoas
  • Doar 25 (vinte e cinco) pendrives contendo o produto cultural finalizado (documentário) com legendas e recursos de acessibilidade para escolas da rede pública de ensino, entidades de apoio a pessoas com deficiência, secretaria municipal de cultura, acervo do patrimônio histórico da cidade de Maringá e rede de bibliotecas públicas, de forma gratuita.