Difusão Saberes e Fazeres Tradicionais premia registros fotográficos e audiovisuais

12 de Novembro de 2020

A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência Geral da Cultura, publica o Prêmio de Difusão Saberes e Fazeres Tradicionais - Registro Fotográficos e Audiovisuais, que irá selecionar e premiar registros fotográficos ou audiovisuais de manifestações populares e tradicionais da cultura desenvolvidas no território paranaense.

O prêmio tem uma função social de preservação da memória de manifestações populares e tradicionais da cultura desenvolvidas no território paranaense.

Serão concedidos 260 prêmios no valor de R$ 4.000,00 cada, totalizando R$ 1.040.000,00, com recursos provenientes da Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.

O edital é voltado a agentes culturais, pessoa física e jurídica, domiciliadas ou com sede no Paraná há, no mínimo, dois anos. O período de inscrições vai de 8 de outubro até às 18h00 (dezoito horas) de 21 de novembro de 2020. As inscrições serão feitas de forma online por meio do sistema SisProfice.

O prêmio será dividido em duas categorias, Registro Fotográfico e Registro Audiovisual. No Registro Fotográfico, a proposta deverá conter um conjunto de fotos que versem sobre um mesmo tema, propondo uma sequência fotográfica lógica, e não foto única. O conjunto deverá ser composto de no mínimo 5 (cinco) fotografias e no máximo de 10 (dez) fotografias.

No Registro Audiovisual, a proposta deverá conter os registros com duração de 7 (sete) minutos e no máximo 120 (cento e vinte) minutos.

O prêmio será dividido, ainda, em seis áreas:

  • Povos Indígenas;
  • Comunidades caiçaras,
  • Comunidades quilombolas;
  • Ciganos;
  • Faxinalenses;
  • Matriz africana.

Os registros premiados deverão ser doados aos acervos dos Museus do Governo do Estado, por meio de termo de doação.

Este prêmio é parte das ações de Fomento do Governo do Estado do Paraná com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, nº 14.017/2020, para atender o setor cultural durante a crise causada pela pandemia de Covid-19.

Acesse o edital completo clicando aqui. 


Fonte: AEN

Você também pode gostar

Maringaense Cultural lança a “MAG”, uma revista digital que traz um novo olhar para a cena artística de Maringá
Fernando Souza, criador da página Maringaense Cultural no Instagram, lança no próximo dia 14 de dezembro a revista digital MAG, uma publicação totalmente independente que promete inspirar os amantes da arte e da cultura. A nova iniciativa oferece um olhar mais aprofundado s...
Projeto de teatro lambe-lambe “Sinestesia” fará 10 apresentações gratuitas em espaços de Maringá
A partir de 7 de dezembro, os moradores de Maringá e região poderão prestigiar o projeto “Sinestesia”, que levará espetáculos de teatro lambe-lambe a diferentes pontos da cidade. Essa forma de teatro em miniatura é realizada dentro de caixas ou pequenas estruturas, des...
Grupo Folclórico Anjos da Guarda promove ritual de “Morte do Boi”
Para cultivar a tradição do Bumba Meu Boi, o Grupo Folclórico Anjos da Guarda promove, no próximo dia 14 de dezembro, o Guarnicê do Boi - Edição Morte do Boi. Esse evento, que sempre aconteceu de forma independente, pela primeira vez está sendo viabilizado por meio de um...