Paraná se destaca no Mapeamento da Indústria Criativa do Brasil

12 de Julho de 2022
O Estado do Paraná ficou em destaque no Mapeamento da Indústria Criativa, feito pela Firjan, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O levantamento foi divulgado na semana passada. 

Os seis estados com maior número de vínculos na área de Mídia foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Esses seis estados representam cerca de 66,8% de todos os vínculos da área de Mídia no Brasil. De acordo com o estudo, isso deve-se principalmente a concentração populacional nas regiões Sul e Sudeste do país.

Considerando a Indústria Criativa nacional, a área de Mídia representa 9,1% de todos os vínculos empregatícios. Em se tratando dos vínculos associados ao núcleo criativo, o Paraná figura com o melhor resultado do Sul. 

A trajetória de crescimento observada nos últimos anos é mais evidente para os estados do Paraná (+13,7%) e Santa Catarina (+11,7%). Em ambos os estados, as áreas de Consumo e Tecnologia foram os principais vetores de crescimento da Indústria Criativa. 

Em 2020, o PIB Criativo totalizou R$ 217,4 bilhões – valor comparável à produção total do setor de construção civil (que em 2020, também figurou em cerca de 2,9% do PIB total).

O estudo da Firjan analisou o setor da Indústria Criativa entre os anos de 2017 e 2020. Atualmente, o Brasil tem 935 mil profissionais criativos formalmente empregados. Ao todo, eles equivalem a 70% de toda a mão de obra da indústria metal mecânica brasileira.

As quatro áreas criativas definidas pelo estudo são divididas em 15 segmentos:

Cultura: Expressões Culturais, Artes Cênicas, Música, Patrimônio e Artes;
Tecnologia: TIC, Biotecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento;
Consumo: Publicidade e Marketing, Design, Arquitetura e Moda;
Mídia: Editorial e Audiovisual.


Imagem: Ilustrativa/Pixabay

Você também pode gostar

Coletivo Pé Vermelho lança vídeo poemas do projeto Vídeo Verso
Já estão disponíveis no YouTube os dois primeiros vídeo poemas gravados pelo projeto Vídeo Verso, do Coletivo Pé Vermelho, viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti. No próximo dia 10, será lançado o terceiro dos cinco vídeos, todos criados por poetas de Maringá e regiã...
Exposição têxtil “Onde as mãos não tocam” entra na reta final
A exposição têxtil “Onde as mãos não tocam”, que está sendo realizada na Toca Espaço Cultural, está nos últimos dias. A visitação está aberta somente até o dia 28 de março, das 16h às 20h, com entrada gratuita. O projeto é idealizado por  Vitória Campan...
“Conversa entre tambores” fará apresentações com os grupos Abaredaiko, Sucena e Gakuto
Uma mistura inusitada e muito interessante entre os tambores da cultura afro-brasileira e o taiko japonês promete encantar o público em quatro apresentações que acontecerão a partir de 23 de março. Trata-se do projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, v...