Centro Cultural Sucena realiza campanha de financiamento coletivo

05 de Agosto de 2020

Diante a pandemia da covid 19, o Centro Cultural Sucena corre o risco de encerrar as atividades. Para resolver parte do problema, o espaço de resistência, arte, cultura e inclusão social está realizando uma ação de financiamento coletivo, por meio do site da Benfeitoria. A meta é arrecadar 12 mil reais até 22 de setembro.

Em Maringá, o grupo atua desde 1989, com aulas, oficinas, encontros, apresentações, festividades e atividades voltadas a toda comunidade. Coordenado pelo Mestre Chuppim, o projeto é reconhecido por, também, promover a preservação, difusão e valorização da cultura afro-brasileira.

 

Propósito

De acordo com Lissandra Sucena, contramestra de capoeira e coreógrafa do Grupo Folclórico do Sucena, o maior propósito do espaço é continuar preservando a cultura afro-brasileira, em especial a Capoeira e danças populares de matrizes africanas, promover a inclusão social, por meio da arte e da cultura genuinamente brasileira, bem como fortalecer e difundir a cultura local. “Pretendemos, com valor arrecadado, reabrir a sede e quitar as contas atrasadas. Além de garantir o funcionamento das ações até o final de 2020. Vale ressaltar que também vamos procurar dar um suporte minimante aos profissionais que ficaram sem nenhuma fonte de renda por conta da crise”, afirma. Lissandra alega que profissionais e voluntários, que sobrevivem da cultura popular e artesanato, ficaram sem poder trabalhar e sem nenhuma fonte de renda, enfrentando grandes dificuldades.

 

Projetos

A intenção dos responsáveis pelo projeto é, a partir de 2021, retomar as atividades sociais, atendendo crianças e adolescentes dos bairros periféricos de Maringá. “Também almejamos desenvolver o projeto da construção da sede própria, para que possamos ampliar ainda mais os atendimentos. Pretendemos realizar os encontros presenciais, que foram adiados este ano, entre eles o Encontro Nacional de Mulheres Capoeiristas, o Encontro de Capoeira e Cultura Popular, as apresentações do grupo folclórico e entre outras ações locais”, comenta Lissandra.

Centro Cultural

Em 31 anos de atuação, o Centro Cultural Sucena já envolveu mais de 10 mil alunos nos projetos culturais, sociais e desportivos. O grupo também já se apresentou em diversas cidades e estados, em eventos de diferentes gêneros, festivais, feiras e encontros, divulgando e fortalecendo a cultura local e nacional. A sede do grupo, atualmente, fica no Parque das Palmeiras e possui laços fortes com a comunidade local.

 

Apoie

Até o momento, apenas 9% do valor do financiamento coletivo foi arrecadado. Os interessados podem apoiar com valores que variam de dez reais a três mil reais. Para cada apoio uma recompensa, que passa desde agradecimento nas redes sociais, vídeo dos alunos, produtos feitos pelas artesãs do projeto, oficinas com mestres renomados e berimbaus produzidos pelo Mestre Chuppim. Saiba mais clicando aqui. 

 

ASCOM ICI
701 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...
UST Cultural 2025 define projetos vencedores
Em parceria com o Instituto Cultural Ingá, a Usina Santa Terezinha realizou o 2º Chamamento UST Cultural. Lançado em maio deste ano, o instrumento teve como objetivo ampliar o alcance das ações culturais nos territórios atendidos pela Empresa, por meio da renúncia fiscal ...