Uma empresa enquadrada no Lucro Real pode abater até 4% do Imposto de Renda devido para investir em projetos artísticos e culturais. É o processo de renúncia fiscal. Por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura – Lei Federal nº 8.313/91, empresários podem contribuir com o desenvolvimento sociocultural e econômico da sua cidade, apoiando os projetos de teatro, dança, literatura, audiovisual, entre outros.
Em Maringá, dezenas de empresas têm sua marca vinculada a diversos projetos. Um investimento inteligente que não gera impactos aos ativos e nem ao capital da empresa, além de dar visibilidade ao marketing social da marca.
A renúncia fiscal também é positiva para a economia local, já que os impostos ficam diretamente na cidade. Essa é a avaliação do gerente administrativo da Usina Santa Terezinha, Roberto Cidade.
“A empresa retorna para a cidade um pouco dos resultados que ela obtém e dessa forma difunde a cultura, pois um país sem cultura é sem futuro, sem passado e sem história. Para a empresa, a renúncia fiscal ainda permite que a própria empresa possa gerir parte dos impostos que você produz”, enfatiza Cidade.
A empresa conhece os projetos aprovados pela Lei e pode escolher para qual gostaria de destinar recursos para execução. O papel do Instituto Cultural Ingá (ICI) é atuar como um facilitador nesse processo entre produtor cultural e empresa.
Como agência de fomento e incentivo à Cultura, o ICI faz a ponte entre as partes, auxiliando a empresa a identificar qual projeto mais se relaciona com a missão e visão do empreendimento. Oferecendo também suporte e consultorias gratuitas às empresas nos processos burocráticos.
“A atuação do ICI é uma forma de dar segurança à empresa com relação à substancialidade dos projetos, além de ser um agente facilitador nos processos”, destaca o presidente do ICI, George Coelho. Ao final do processo, o ICI entrega à empresa o selo “Empresa Amiga da Cultura”, que pode ser adicionada aos materiais institucionais e de marketing da empresa, agregando valor à marca perante o público final.
CONHEÇA OS PROJETOS APOIADOS PELO ICI
Bureau Criativo
O Instituto Cultural Ingá tem um trabalho focado também na formação e capacitação de agentes do mercado criativo. Com isso, o ICI está se consolidando como Bureau Criativo. Ao longo do ano, o ICI oferece palestras e cursos gratuitos voltados à profissionalização do produtor cultural.
"O objetivo é projetar o cenário artístico e cultural de Maringá com ações de comunicação e consultorias técnicas, sob os pilares da Economia Criativa", ressalta o George Coelho.
Imagem ilustrativa/Pixabay