Projeto oferece suporte a educadores para ensino remoto

10 de Junho de 2020

Com a necessidade do isolamento social, milhares de instituições de ensino tiverem suas atividades interrompidas. A mudança foi abrupta. A lousa virou a tela do celular ou do computador, o cuidado e atenção ao aluno se tornaram horas e mais horas a disposição nas plataformas digitais. Mas, nem todos estavam preparados. Os professores foram orientados para o ensino próximo, mais humano, onde a tecnologia era apenas um suporte e não uma necessidade inerente a educação de qualidade.

Para atender essa nova demanda, o Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB), que antes da pandemia era voltado para trabalhar a gestão da educação nas escolas, se reinventou e agora trabalha para, também, dar suporte aos docentes no uso das plataformas digitais, desde o Google Drive com o uso do Classroom,  editores de textos, como gravar uma vídeo aula entre outras ferramentas, para a continuação de suas ementas presenciais.

O projeto o PEEB Conexão Digital tem a frente a professora Dra. Tânia Periotto e equipe, da Unicesumar, e atende o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de qualidade. O ODS está alinhado a missão global da Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe objetivos para desenvolver um mundo mais digno. O ODS 4 busca garantir, em suma, que todas as crianças completem a educação primária e secundária gratuita até 2030, entre outras metas.

“Vimos, durante essa crise mundial, uma oportunidade para acelerar o conhecimento dos docentes sobre as melhores ferramentas para lecionarem as aulas. Os professores se viram em uma nova realidade, sem dominar as tecnologias para o ensino remoto. Como já tínhamos contato com eles, trabalhamos em cima das fragilidades que identificamos ao longo do projeto, entendendo a visão do docente que nunca usou um computador com essa aplicabilidade. Assim, conseguimos oferecer suporte aos professores para reavaliarem suas práticas pedagógicas”, explica Dra. Tânia.

O PEEB Conexão Digital é aberto para professores de escolas municipais, estaduais ou privadas. Ao todo, já são mais de 2.000 professores inscritos, que participam de encontros semanais online pelo YouTube e Facebook. Os participantes estão espalhados em 11 estados brasileiros. “Estamos atendendo docentes de 69 cidades do Brasil, além de participantes da Colômbia e da Itália. Após cada encontro, damos suporte nas práticas diárias”.

Os interessados podem fazer inscrição pelo link. O próximo encontro será dia 16/06.

ASCOM ICI
457 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com intensa programação
Como manda a tradição, o mês de novembro chega repleto de atividades no Centro Cultural Sucena, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão social por meio da arte e da ancestralidade. Os responsáveis...
Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...