Projeto oferece suporte a educadores para ensino remoto

10 de Junho de 2020

Com a necessidade do isolamento social, milhares de instituições de ensino tiverem suas atividades interrompidas. A mudança foi abrupta. A lousa virou a tela do celular ou do computador, o cuidado e atenção ao aluno se tornaram horas e mais horas a disposição nas plataformas digitais. Mas, nem todos estavam preparados. Os professores foram orientados para o ensino próximo, mais humano, onde a tecnologia era apenas um suporte e não uma necessidade inerente a educação de qualidade.

Para atender essa nova demanda, o Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB), que antes da pandemia era voltado para trabalhar a gestão da educação nas escolas, se reinventou e agora trabalha para, também, dar suporte aos docentes no uso das plataformas digitais, desde o Google Drive com o uso do Classroom,  editores de textos, como gravar uma vídeo aula entre outras ferramentas, para a continuação de suas ementas presenciais.

O projeto o PEEB Conexão Digital tem a frente a professora Dra. Tânia Periotto e equipe, da Unicesumar, e atende o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de qualidade. O ODS está alinhado a missão global da Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe objetivos para desenvolver um mundo mais digno. O ODS 4 busca garantir, em suma, que todas as crianças completem a educação primária e secundária gratuita até 2030, entre outras metas.

“Vimos, durante essa crise mundial, uma oportunidade para acelerar o conhecimento dos docentes sobre as melhores ferramentas para lecionarem as aulas. Os professores se viram em uma nova realidade, sem dominar as tecnologias para o ensino remoto. Como já tínhamos contato com eles, trabalhamos em cima das fragilidades que identificamos ao longo do projeto, entendendo a visão do docente que nunca usou um computador com essa aplicabilidade. Assim, conseguimos oferecer suporte aos professores para reavaliarem suas práticas pedagógicas”, explica Dra. Tânia.

O PEEB Conexão Digital é aberto para professores de escolas municipais, estaduais ou privadas. Ao todo, já são mais de 2.000 professores inscritos, que participam de encontros semanais online pelo YouTube e Facebook. Os participantes estão espalhados em 11 estados brasileiros. “Estamos atendendo docentes de 69 cidades do Brasil, além de participantes da Colômbia e da Itália. Após cada encontro, damos suporte nas práticas diárias”.

Os interessados podem fazer inscrição pelo link. O próximo encontro será dia 16/06.

ASCOM ICI
434 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Projeto "Amazelê" fortalece o samba afro-brasileiro com shows mensais gratuitos em Maringá
Com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira e democratizar o acesso à arte, o projeto “Amazelê” tem início em Maringá com uma série de apresentações mensais de samba na Casa Luanda. A iniciativa reúne grupos do Paraná em uma celebração à ancestralidade,...
Maringá recebe performance ao ar livre da Focus Cia de Dança
Como parte da Circulação Petrobras Focus 25 anos, a Focus Cia de Dança, dirigida pelo renomado coreógrafo Alex Neoral, apresenta o espetáculo "Trupe" no próximo dia 29 de agosto, às 17h, na Praça Napoleão Moreira da Silva, em Maringá. Grátis! Realizada dentro e fora d...
Exposição Ao Toque Delas
“Ao Toque Delas” inaugura a primeira exposição com guias táteis em Maringá Maringá recebe, pela primeira vez, uma exposição de artes visuais totalmente pensada para a fruição do público cego e com baixa visão. A mostra “Ao Toque Delas” será aberta no dia 21 ...