Instituto Cultural Ingá ultrapassa marca de R$ 3 milhões em captação de recursos no ano de 2022

02 de Janeiro de 2023
Todos os anos o Instituto Cultural Ingá (ICI) estabelece metas de trabalho e arrecadação. A captação de recursos é feita por meio de renúncia fiscal por parte das empresas parceiras da entidade. Um trabalho de articulação para que os projetos artísticos e culturais de Maringá sejam financiados e possam ser oferecidos à população de forma gratuita. Na outra ponta, as empresas investem em arte e cultura, e aportam recursos diretamente na economia criativa local, destinando parte do imposto de renda devido. 

Em 2022, o ICI superou a marca de R$ 3 milhões em recursos captados para os projetos que serão realizados ao longo de 2023.

As empresas que contribuíram com a destinação fiscal foram: Aldo, Arilu, Cocamar, Cooper Card, CPA Trading, Dicomp, FA Maringa, Fertipar, Forgreen, Fravi, Lowçucar, Masterprint, Nipponflex, Pasa, Planti Center, Banco Sicoob, TotalMix, Triangulo, Usaciga e Virginia.

O presidente do ICI, George Coelho, celebrou a meta atingida agradecendo aos diretores e parceiros. “Vivemos em uma cidade onde as empresas entenderam o propósito e a importância da cultura para o desenvolvimento de uma sociedade. Tudo isso só foi possível graças ao empenho e a participação de nossos diretores e patrocinadores nos processos que envolvem a captação. Sabemos do potencial de investimento que nossa cidade tem e queremos cada vez mais alcançá-lo”, finalizou. 

As empresas podem destinar até 4% do imposto devido. Pessoas físicas também podem contribuir com até 6%. O ICI atua como interlocutor entre as partes envolvidas. O ICI apoia dezenas de projetos culturais nos mais variados segmentos, além de projetos esportivos em parceria com o Instituto Acim, cuja destinação pode ser de até 1%. 

Além de acompanhar os processos para a destinação, o ICI presta consultoria aos produtores culturais em todas as etapas, desde a elaboração da proposta do projeto cultural, aprovação, execução e prestação de contas. 

O consultor estratégico do ICI, Miguel Fernando, destaca que esse resultado comprova a importância da entidade para a cidade. “Nossa tecnologia social comprovou sua importância para a cadeia criativa de Maringá. Vimos, mais uma vez, a confiança no trabalho de mediação feito pelo ICI em todas as etapas dos projetos artísticos e culturais, tanto por parte dos patrocinadores, quanto dos artistas”, enfatizou. 
 
Para 2023, o ICI prepara grandes ações. “Estamos animados com o resultado e já desenvolvendo um planejamento para dar ainda mais ênfase ao trabalho do ICI este ano, estreitando mais o relacionamento com empresas e instituições parceiras, atendendo aos produtores e buscando novas oportunidades para potencializar ainda mais a economia criativa de Maringá e região”, disse o consultor Sênior do ICI, Alan Gaitarosso. 

Atualmente, o ICI tem dezenas de projetos na cesta de captação. Conheça as propostas e faça parte

Foto: Oi Ia, Inezita/Escala Cultural
Crédito: Renato Domingos
384 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Usina Santa Terezinha lança 2º Chamamento UST Cultural para apoiar projetos via Lei de Incentivo à Cultura
A Usina Santa Terezinha anuncia o lançamento do 2º Chamamento UST Cultural, iniciativa que visa selecionar projetos culturais aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura para receber aportes financeiros via renúncia fiscal. A ação, realizada em parceria com o Instituto...
Convite - 2º Chamamento UST Cultural!
Usina Santa Terezinha lança 2º Chamamento UST Cultural em parceria com o Instituto Cultural Ingá A Usina Santa Terezinha, em parceria com o Instituto Cultural Ingá, realizará na próxima quarta-feira, dia 21 de maio de 2025, o lançamento do 2º Chamamento UST Cultural. O ...
Empresas que investem na cultura são reconhecidas pelo ICI
Empresas que investem na cultura são reconhecidas pelo ICIMais uma vez o Instituto Cultural Ingá (ICI) reconheceu as empresas que investem na cultura local É o sexto ano que a entidade presta homenagem a empresas que fizeram renúncia fiscal no ano anterior em prol da área. ...