Agência do Trabalhador da Cultura busca mapear oportunidades e agentes culturais do interior

25 de Maio de 2023

A Agência do Trabalhador da Cultura (ATC), lançada em novembro de 2021, tem promovido esforços para descentralizar sua atuação no Paraná e, com isso, aumentar ainda mais o número de municípios atendidos. Única do Brasil dedicada exclusivamente ao setor cultural, a ATC é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda. “Um trabalho pioneiro no país, 100% gratuito, fruto de política pública”, como explica o agente regional de cultura Leonardo Ferreschi.

A Agência funciona em anexo à SEEC, no centro de Curitiba, e serve como um posto de atendimento e cadastramento de trabalhadores e trabalhadoras autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) das variadas atividades culturais. O objetivo é promover o encontro entre quem está disponível para trabalhar com empresas que precisam montar equipes e elencos para contratos ou projetos específicos. Um bom exemplo é o Festival de Teatro de Curitiba 2023, para quem a ATC selecionou 90% da equipe de profissionais técnicos e essenciais nos bastidores. O Museu Oscar Niemeyer e a Fundação Cultural de Curitiba também são parceiros da Agência.

Durante o primeiro quadrimestre deste ano, foram realizados 2.438 atendimentos em todo o Paraná, sendo que mais de 90% deles foi em caráter remoto, através de e-mail, telefone e WhatsApp. Desde que foi criada, mais de 7.300 atendimentos já foram feitos.

“Aqui a gente faz uma intermediação de oportunidades de trabalho para todos os fazedores de cultura do Estado. Para isso, a gente precisa realizar uma busca de oportunidades. O nosso objetivo, basicamente, é que os artistas e produtores culturais enxerguem a Agência como um mecanismo facilitador no processo de contratação, seja ela efetiva ou temporária. Aí a gente contribui com toda a cadeia produtiva da cultura e gera dados, que é uma coisa muito importante. Nós temos aqui, inclusive, um banco de dados disponível para todo o Estado”, ressalta Ferreschi.

A intenção de produzir dados e indicadores visando o fortalecimento das políticas públicas de cultura no Estado está no cerne da iniciativa. Atualmente, já são mais de 1.550 trabalhadores cadastrados na base de candidatos, cerca de 130 empresas e mais de 700 vagas. Atualmente, a SEEC está buscando oportunidades e agentes culturais do interior que possam ter interesse em conhecer e participar da iniciativa. A equipe da SEEC está em campanha para mapear as demandas do interior e reforçar que empresas de variados setores podem anunciar suas vagas e artistas, técnicos e trabalhadores (as) das diversas áreas das artes e da cultura podem – e devem – se cadastrar. Novos postos de trabalho são comunicados semanalmente nos canais da Agência, principalmente na conta do Instagram @agenciadotrabalhadordacultura. O serviço é totalmente gratuito.

 

Serviço:

Agência do Trabalhador da Cultura

Para o trabalhador se cadastrar e automaticamente participar de processos seletivos, basta enviar o currículo para qualquer um dos canais de atendimento:

* Atendimento presencial: Rua Saldanha Marinho, 240, Centro, Curitiba (Anexo à Sala do Artista Popular)

* Atendimento on-line: (41) 3321-4743 (telefone / Whatsapp)

* E-mail: agenciacultura@secc.pr.gov.br

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

http://www.agenciadotrabalhadordacultura.pr.gov.br/
381 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com intensa programação
Como manda a tradição, o mês de novembro chega repleto de atividades no Centro Cultural Sucena, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão social por meio da arte e da ancestralidade. Os responsáveis...
Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...