A Agência do Trabalhador da Cultura (ATC), lançada em novembro de 2021, tem promovido esforços para descentralizar sua atuação no Paraná e, com isso, aumentar ainda mais o número de municípios atendidos. Única do Brasil dedicada exclusivamente ao setor cultural, a ATC é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda. “Um trabalho pioneiro no país, 100% gratuito, fruto de política pública”, como explica o agente regional de cultura Leonardo Ferreschi.
A Agência funciona em anexo à SEEC, no centro de Curitiba, e serve como um posto de atendimento e cadastramento de trabalhadores e trabalhadoras autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) das variadas atividades culturais. O objetivo é promover o encontro entre quem está disponível para trabalhar com empresas que precisam montar equipes e elencos para contratos ou projetos específicos. Um bom exemplo é o Festival de Teatro de Curitiba 2023, para quem a ATC selecionou 90% da equipe de profissionais técnicos e essenciais nos bastidores. O Museu Oscar Niemeyer e a Fundação Cultural de Curitiba também são parceiros da Agência.
Durante o primeiro quadrimestre deste ano, foram realizados 2.438 atendimentos em todo o Paraná, sendo que mais de 90% deles foi em caráter remoto, através de e-mail, telefone e WhatsApp. Desde que foi criada, mais de 7.300 atendimentos já foram feitos.
“Aqui a gente faz uma intermediação de oportunidades de trabalho para todos os fazedores de cultura do Estado. Para isso, a gente precisa realizar uma busca de oportunidades. O nosso objetivo, basicamente, é que os artistas e produtores culturais enxerguem a Agência como um mecanismo facilitador no processo de contratação, seja ela efetiva ou temporária. Aí a gente contribui com toda a cadeia produtiva da cultura e gera dados, que é uma coisa muito importante. Nós temos aqui, inclusive, um banco de dados disponível para todo o Estado”, ressalta Ferreschi.
A intenção de produzir dados e indicadores visando o fortalecimento das políticas públicas de cultura no Estado está no cerne da iniciativa. Atualmente, já são mais de 1.550 trabalhadores cadastrados na base de candidatos, cerca de 130 empresas e mais de 700 vagas. Atualmente, a SEEC está buscando oportunidades e agentes culturais do interior que possam ter interesse em conhecer e participar da iniciativa. A equipe da SEEC está em campanha para mapear as demandas do interior e reforçar que empresas de variados setores podem anunciar suas vagas e artistas, técnicos e trabalhadores (as) das diversas áreas das artes e da cultura podem – e devem – se cadastrar. Novos postos de trabalho são comunicados semanalmente nos canais da Agência, principalmente na conta do Instagram @agenciadotrabalhadordacultura. O serviço é totalmente gratuito.
Serviço:
Agência do Trabalhador da Cultura
Para o trabalhador se cadastrar e automaticamente participar de processos seletivos, basta enviar o currículo para qualquer um dos canais de atendimento:
* Atendimento presencial: Rua Saldanha Marinho, 240, Centro, Curitiba (Anexo à Sala do Artista Popular)
* Atendimento on-line: (41) 3321-4743 (telefone / Whatsapp)
* E-mail: agenciacultura@secc.pr.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
http://www.agenciadotrabalhadordacultura.pr.gov.br/