Nó Coletivo de Artes estreia “Nossos nós” no Teatro Reviver Magó

12 de Agosto de 2024

No dia 30 de agosto estreia em Maringá o espetáculo “Nossos nós”, um projeto do Nó Coletivo de Artes, que mescla dança, teatro e circo. No total, serão realizadas seis apresentações gratuitas no Teatro Reviver Magó, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º, 13, 14 e 15 de setembro, sempre às 20h. 

Viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti e dirigido por Vitória Campanari, o espetáculo conta a história de cinco personagens que têm relações diferentes com o amor, boas e más experiências. As histórias de cada personagem se interligam com as de outros personagens, criando um grande quebra-cabeças que vai sendo exposto e desvendado na medida em que o espetáculo acontece. Reunidos para este trabalho, estão os intérpretes Andrey Bocaritte, Camila Dutra, Emanuel Ribeiro, Karenn Ticianel e Leonardo Fabiano. 

“Os meus projetos sempre remetem à minha vida, sobre situações ou coisas que eu penso. E eu gosto muito de pensar no amor, acho que eu vivo pelo amor. E desde o começo, quando criei o Coletivo, eu pensava nessa temática e nos relacionamentos. Daí fui montando uma trilogia. Veio o ‘Nó de nós’, que fala sobre o amor nas amizades. Tem o ‘Laços de nós’, que é o terceiro projeto, mas acabou estreando antes, e fala mais particularmente do amor em si. E agora o ‘Nossos nós’, que fala sobre relacionamentos amorosos”, explica a diretora e coreógrafa, Vitória Campanari. A ideia deste projeto é trazer essa identificação. “Eu falo que ou a pessoa vai sair chorando, ou vai sair apaixonada”, brinca Campanari. 

O coletivo não segue uma única modalidade de dança, pois sempre busca trabalhar com o repertório dos artistas envolvidos em cada obra. Neste caso, há bailarinos, aerialistas e atores, então o espetáculo traz jazz, contemporâneo e coreografias aéreas. Além disso, conta com o diferencial de mesclar a dança com modalidades circenses aéreas, especificamente a corda e a faixa. Para tanto, a equipe contou com o artista circense Bruno Ramos, que assina as coreografias de aéreo. 

A cenografia foi criada a partir da metáfora do nó, por meio de grandes linhas de pontos de crochê e macramê. Já o figurino e a maquiagem entregam um pouco da personalidade e da  história de cada personagem, em tons vermelhos, que representam a relação pura com o amor, e tons de preto, mostrando o quanto a pessoa já foi machucada ou machucou alguém. Tanto a cenografia quanto o figurino são assinados pelo VCamp Ateliê.

O coração é um símbolo recorrente, tanto na identidade visual, assinada por Fernando Souza com ilustração de Bruno Pesch, quanto no figurino, no qual cada personagem carrega no peito, à vista de todos, as condições do seu coração. Há corações partidos, arrancados, manchados e feridos. O amor enquanto doença e também como cura, a crença no amor, paixões, desejos, traições, dores, arrependimentos e superação são alguns dos temas abordados. 


Serviço: 

“Nossos nós”, do Nó Coletivo de Artes 

Dias 30 e 31 de agosto e 1º, 13, 14 e 15 de setembro

Sempre às 20h no Teatro Reviver Magó

Entrada gratuita

Classificação: 16 anos 


Ficha técnica: 

Direção e coreografias: Vitória Campanari
Coreografias de aéreo: Bruno Ramos
Produção: Leonardo Fabiano
Intérpretes: Andrey Bocaritte, Camila Dutra, Emanuel Ribeiro, Karenn Ticianel e Leonardo Fabiano
Acessibilidade: Forféu / Renan Parma
Poema: Tatyanne Lazier
Voz: Maria Olenski e Leonardo Fabiano
Captação e edição: Produtora Casa Amarela
Figurinos e Cenografia: VCamp Ateliê
Iluminação: Vanderlei Junior / Candelabro Produção Cênica
Filmagem e fotografia: Ana Rodes / Brisadiana
Ilustrador: Bruno Pesch / Pesch Artes
Identidade Visual: Fernando Souza / Maringaense Cultural
Assessora de imprensa: Rachel Coelho / 2 Coelhos Comunicação e Cultura
Agradecimentos: A Toca Espaço Cultural, Aéreo Estúdio de Dança, Cirqueridum, Karenn Ticianel e Arthur Olsen.



Produzido com verba de Incentivo à Cultura

Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti

385 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Exposição 'Face Superfície' abre dia 19 com retratos bordados de artistas locais
Fica em cartaz entre os dias 19 de setembro e 18 de outubro a exposição “Face Superfície”, uma colaboração entre o fotógrafo de cena Renato Domingos, o artista multimídia Thiago Caleffi e a produtora cultural Rachel Coelho, da 2 Coelhos Comunicação e Cultura. A most...
Ruma Lab abre inscrições para 11 oficinas gratuitas
Estão abertas as inscrições para as 11 oficinas do Ruma Lab – Laboratório de Sobreposições das Artes Visuais, Design, Artes Gráficas e Audiovisual, projeto formativo inovador de Maringá. As oficinas acontecerão entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro, sempre de fo...
Peça de teatro sobre cooperativismo circula por seis cidades do Paraná
Depois de circular por dez cidades paranaenses em 2022, o espetáculo “Fuzuê”, da Forféu Atividades Artísticas, realiza uma nova circulação por mais seis cidades do Estado, começando por Astorga nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, na Casa da Cultura Centro Cultural E...