Projeto Conversa entre tambores é finalizado com vídeo documental

04 de Junho de 2025

O projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, foi finalizado com a publicação de um vídeo documental sobre as ações promovidas desde fevereiro em Maringá. Com coordenação de Rosangela Kimura, gestora do Memorial Kimura, os grupos Sucena e Abaredaiko realizaram duas oficinas e quatro apresentações em lugares distintos. O vídeo captado e editado por Felipe Halison, da IDX Pro, mostra um pouco dos objetivos do projeto e de como as ações repercutiram junto ao público.


O objetivo era promover um encontro entre manifestações da cultura afro-brasileira, como o coco, o jongo e o samba de roda, com manifestações da cultura nipônica, como o taiko (tambor japonês), o bon odori (que é uma forma de oração, através da dança, às pessoas que se foram) e músicas tradicionais. Para isso, vai misturar atabaques, congas e berimbau com o taiko (tambor) e o shamisen (instrumento de corda). Para isso, contaram também com a participação do Grupo Gakuto. 


As culturas aparentemente tão distintas têm em comum o respeito e a reverência à ancestralidade, como pôde ser percebido nas apresentações gratuitas que ocorreram no Parque do Japão em março, na Praça Zumbi dos Palmares em abril, no Memorial Kimura e no Parque do Ingá em maio. 


“Esse projeto surgiu de uma inquietação minha com relação ao racismo. Eu estudo o racismo há mais de 20 anos e eu acredito que uma boa maneira da gente olhar para essa questão e nos deixar afetar por ela é através da cultura e das manifestações de cada povo”, explica a proponente e coordenadora do projeto, Rosangela Kimura. 


O Grupo Sucena existe há 40 anos, tendo título de utilidade pública e constituindo-se em um ponto de cultura importante em nossa cidade. É uma instituição cultural, social e desportiva sem fins lucrativos, que promove inúmeras ações ao longo do ano, visando promover a inclusão social e a valorização da cultura popular. Já o Grupo Abaredaiko foi criado em 2009 e é comprometido com a comunidade japonesa, com foco na preservação da cultura, apresentando o taiko e a disciplina da cultura japonesa e incentivando a prática do instrumento em escolas, templos e eventos.


Foto de divulgação: Ana Rodes


Serviço: 


Projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”

Assista o vídeo documental aqui: https://youtu.be/2aFA3rpJ--8 

Mais informações: @memorialkimura


Ficha Técnica:


Produção e coordenação do projeto: Rosangela Kimura

Produção audiovisual: Felipe Halison / IDX Pro 

Produção executiva e assessoria de imprensa: Rachel Coelho / 2 Coelhos Comunicação e Cultura 

Social Mídia: Leonardo Fabiano

Identidade Visual: Adrieli Storini 

Registro fotográfico: Ana Rodes, Esther Hall e Gabriel Brunini


Grupo SUCENA: Mestre Chuppim, Lissandra Sucena, Graziele Evangelista, Kendiel Bergamaschi, Mickael Feitosa, Gabriela Felipe de Alencar, Jéssica Machado, Victor Gabriel, Keli Santos, Isadora Matias e Victoria Linsy.


Grupo ABAREDAIKO: Azuma Ishiruji, Arlene Nakamura, Elza Furiyama Iriguti, Geórgia Kessami Kimura Noda, Helena Massako Miykio, Iracema Takase, Jaime Akio Sato, Keiko Shinzaki, Mariusa Miyuki Nakano, Norico Miyagui Misuta, Rosangela Kimura, Shirley Y. Matumoto Sato e Susie Rye Nonomura Takahashi. 


PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS 

GRUPO GAKUTO: Sara Toshimitsu, Larissa Emy Kassuya, Henrique Kassuya, Giovanni Negri, Thalys Caetano Albino e Renato Hiroaki Ivanaga.


CANTORAS: Kieko Mikado e Giovana Namie Yabe.


DANÇARINAS: Sandra Maria Ishiruji, Taeko Katayama, Wilma Mitue Fugii, Ilda Golin da Silva e Iracema Kimura.


AGRADECIMENTOS: Secretaria Municipal de Cultura, Acema, Centro Cultural Sucena, Leonna Moriale, Akio Sato e Família Kimura. 


Produzido com verba de Incentivo à Cultura

Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti

219 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...
UST Cultural 2025 define projetos vencedores
Em parceria com o Instituto Cultural Ingá, a Usina Santa Terezinha realizou o 2º Chamamento UST Cultural. Lançado em maio deste ano, o instrumento teve como objetivo ampliar o alcance das ações culturais nos territórios atendidos pela Empresa, por meio da renúncia fiscal ...