Projeto Vivas - Culturas Populares abre inscrições para oficinas em Maringá, Sarandi e Paiçandu

08 de Julho de 2025

O projeto “Vivas - Culturas Populares” pretende realizar sete meses de oficinas continuadas de Capoeira Angola, Jongo, Samba de Roda e Canto Popular nas cidades de Maringá, Sarandi e Paiçandu. Além da formação continuada com mestres/as e grupos locais, serão realizadas oficinas esporádicas com mestres externos de reconhecimento nacional, proporcionando para os agentes e para o público a partilha de conhecimentos e uma formação de qualidade. O objetivo é democratizar os bens culturais em lugares periféricos. O processo de formação será todo gratuito e tem como público alvo pessoas negras, indígenas, pessoas em vulnerabilidade social, atendidas pelo CRAS, comunidades de terreiro e outras minorias políticas. 


As oficinas continuadas serão ministradas por três agentes da região noroeste do Paraná: Rafael Sabiá (Grupo Pé Cruzado, Paiçandu), Maré das Águas e Capoeira Angola Dinda (Maringá) e Isabela Lorena, todos reconhecidos pela sociedade local enquanto facilitadores de transformação social, contribuindo para a promoção da cultura popular, com longa trajetória de trabalho. Já as oficinas com mestres/as e agentes externos serão divulgadas posteriormente. Por enquanto, está confirmada a oficina com Nando Marley, do Maranhão, que irá ministrar oficinas de Capoeira Angola tendo como foco o ensino da capoeira para pessoas com deficiência. No dia 12 de julho,a oficina é destinada a professores, mestres e disseminadores da capoeira que desejam aprender como ensinar Capoeira Angola considerando os aspectos de acessibilidade. Já no dia 13 de julho, a oficina é destinada ao público em geral que deseja aprender a Capoeira Angola.

“O Vivas é um projeto ímpar para a cultura afro-popular de nossa região, pois tem o propósito formador e democrático, ao descentralizar as aulas, espalhando para regiões periféricas e metropolitanas, como Sarandi e Paiçandu. Além disso, o projeto envolve mais de um grupo cultural, o que fortalece com a geração de renda e disseminação da tradição para além de uma única vertente. O Vivas estabelece pontes e parcerias através do processo de formação e fortalece vínculos entre importantes territórios, valorizando a cultura de base comunitária. Todo o processo é coletivo e circular, bem como nossa cultura”, explica a coordenadora do projeto, a contramestra Maré das Águas. 

Em Maringá, as oficinas acontecem na Casa Luanda Associação Afro-Cultural, ponto de cultura tradicional da cidade. Em Sarandi, serão realizadas na APMI (Rua Taí, 119, Centro) e em Paiçandu serão realizadas na Casa de Cultura e na Ocupação Dom Hélder Câmara, sendo a cidade pouco assistida por políticas públicas culturais. Como contrapartida, serão ofertadas uma oficina para a Sasc e uma apresentação da orquestra de berimbau do grupo Capoeira Angola Dinda, no EJA.

Saiba mais sobre as oficinas continuadas, que ocorrem ao longo de sete meses: 

- Oficina de Capoeira na Casa da Cultura de Paiçandu, com Rafael Sabiá (Grupo Pé Cruzado).

Público alvo: crianças e adolescentes.

- Oficina de Jongo na Casa da Cultura de Paiçandu, com Rafael Sabiá Grupo Pé Cruzado.

Público alvo: crianças e adolescentes.

- Oficina de Capoeira Angola em Sarandi, com Grupo Capoeira Angola Dinda

Público alvo: crianças e adolescentes.

- Oficina de Samba de Roda na Casa Luanda, em Maringá, com o Grupo Capoeira Angola Dinda

Público alvo: público geral.

- Oficina de Capoeira Angola na Ocupação Dom Helder Câmara, em Paiçandu, com Grupo Capoeira Angola Dinda

Público alvo: crianças e adolescentes

- Oficina de Canto Popular na Casa Luanda em Maringá, com Isa Lorena.

Público alvo: público geral.


Serviço:


Projeto Vivas - Culturas Populares 


Às segundas-feiras, às 20h30, em MARINGÁ - Oficina de Samba de Roda com Maré das Águas.

Aos sábados, às 10h, em MARINGÁ - Oficina de Canto Popular com Isa Lorena

Às sextas-feiras às 19h15, em SARANDI - Oficina de Capoeira Angola com Grupo Capoeira Angola Dinda. Local: APMI (Rua Taí, 119, Centro) 

Às quartas-feiras, vários horários, em PAIÇANDU - Oficinas de Capoeira, Jongo e Capoeira Angola. Local: Casa da Cultura de Paiçandu (Av. Curitiba, 440, Centro) e aos sábados na Ocupação Dom Helder Câmara. 


Link de inscrição para oficinas em Maringá e Sarandi:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAM6JLnB-agnuZk_PJgFre_tRhb_PzUUJnljC6rf4sIYwMtQ/viewform


Link de inscrição para oficinas em Paiçandu:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdlJGJFrUxdWLVOT6_vsQmBF5HoQfQfrz2euJObfvxv3cxUFA/viewform


Link de inscrição para oficina de Acessibilidade com Nando Marley:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScU9m-67l8XZ35o5Xq7XZoH_rmWhYYOg8wjw4PjCAB2MDs_mw/viewform 


Siga @vivasculturaspopulares para acompanhar o projeto!


______________

PROJETO APROVADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA – GOVERNO DO PARANÁ, COM RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA, MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL

89 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Maringá recebe performance ao ar livre da Focus Cia de Dança
Como parte da Circulação Petrobras Focus 25 anos, a Focus Cia de Dança, dirigida pelo renomado coreógrafo Alex Neoral, apresenta o espetáculo "Trupe" no próximo dia 29 de agosto, às 17h, na Praça Napoleão Moreira da Silva, em Maringá. Grátis! Realizada dentro e fora d...
Exposição Ao Toque Delas
“Ao Toque Delas” inaugura a primeira exposição com guias táteis em Maringá Maringá recebe, pela primeira vez, uma exposição de artes visuais totalmente pensada para a fruição do público cego e com baixa visão. A mostra “Ao Toque Delas” será aberta no dia 21 ...
Espetáculo de dança com músicas de Roberto Carlos abre venda de ingressos
A Focus Cia de Dança, sob a direção artística do renomado coreógrafo Alex Neoral, desembarca em Maringá com “As Canções Que Você Dançou Pra Mim” para comemorar os 25 anos de trajetória da companhia. Dias 30 e 31 de agosto o espetáculo será apresentado no Teatro ...