Entre março e abril, Maringá recebe a Residência Poética Pé Vermelho, iniciativa do Coletivo Pé Vermelho que vai selecionar 10 poetas para quatro formações presenciais voltadas ao aprimoramento da escrita e à criação de produtos poéticos. As inscrições estão abertas até 6 de fevereiro e as atividades culminam no 2º Festival Pé Vermelho de Poesia, no dia 26 de abril, com acesso gratuito ao público.
As quatro formações serão oferecidas para poetas maiores de 18 anos interessados em desenvolver sua produção artística e aprender estratégias de rentabilização da poesia por meio de produtos poéticos. Os 10 participantes selecionados deverão cumprir integralmente todas as atividades previstas.
Durante as oficinas, os poetas irão criar diferentes formatos de produção poética, como cartelas de pílulas poéticas, pocket zines, performances de poesia falada e poemas visuais, incluindo lambe-lambes e stencils. Todos os produtos desenvolvidos ao longo da residência serão distribuídos ou apresentados gratuitamente ao público durante o festival.
As formações acontecem sempre das 19h às 22h, na Coletiva Mostra Multicultural, e serão ministradas por artistas atuantes no cenário literário paranaense: Érica Paiva Rosa (Oficina de Curtinhas), Ana Favorin (Oficina de Pocket Zine), Andresa Viotti (Oficina de Performance Poética) e Pedro Marques (Oficina de Poesia Visual). Todas as oficinas e o festival contarão com acessibilidade em Libras.
Os selecionados poderão receber ajuda de custo no valor total de R$ 1.000,00, dividida em dois pagamentos, mediante emissão de nota fiscal. Serão priorizadas inscrições de pessoas que ainda não participaram da Residência Poética em edições anteriores, embora a seleção esteja aberta a todos os interessados que atendam aos critérios.
“A Residência Poética é um espaço muito legal de aprimoramento para quem já escreve, porque além de criarmos muitos textos, também os colocamos no mundo com os produtos poéticos que aprendemos a fazer e que podemos apresentar e levar a diferentes públicos e lugares. E o fazer junto é uma das melhores partes! Temos um espaço confortável para expressar o que sentimos, para trocar ideias e influências com nossos colegas, para receber dicas e feedbacks dos ministrantes das formações e, principalmente, para experimentar!”, explica a coordenadora geral do projeto, Érica Paiva Rosa.
A Residência Poética Pé Vermelho é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Mais informações podem ser acompanhadas pelos perfis @festival.pevermelho e @slampevermelho nas redes sociais.
Serviço:
Inscrições para a Residência Poética no link: https://forms.gle/3KDnc5YGgVUkaf6y5
Formação 1 - Oficina de Curtinhas
Ministrante: Érica Paiva Rosa
Data: de 04 a 06 de março (quarta, quinta e sexta-feira)
Formação 2 - Oficina de Pocket Zine
Ministrante: Ana Favorin
Data: de 18 a 20 de março (quarta, quinta e sexta-feira)
Formação 3 - Oficina de Performance Poética
Ministrante: Andresa Viotti
Data: de 31 de março a 02 de abril (terça, quarta e quinta-feira)
Formação 4 - Oficina de Poesia Visual
Ministrante: Pedro Marques
Data: de 15 a 17 de abril (quarta, quinta e sexta-feira)
Todas as oficinas são gratuitas e acontecerão das 19h às 22h na Coletiva Mostra Multicultural (Rua Padre Viêira, 443 - Zona 7), Maringá - PR).
2º Festival Pé Vermelho de Poesia
Data: 26 de abril (domingo)
Horário: 15h às 20h
Local: Coletiva Mostra Multicultural (Rua Padre Viêira, 443 - Zona 7?, Maringá - PR).
Todas as oficinas e o Festival serão acessíveis em Libras.
Ficha Técnica
Realização: PR Educação e Cultura e Coletivo Pé Vermelho
Equipe de Produção:
Érica Paiva Rosa - Coordenação Geral
Pedro Marques - Produção Executiva e Coordenação Financeira
Ana Favorin – Social Mídia
Gabriel Brunini – Produção Audiovisual
Rachel Coelho / 2 Coelhos Comunicação e Cultura – Assessoria de Imprensa
Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura - Governo Federal.