O que antes pairava na mente, se tornou obra e ele nem viu. Entre rascunhos e anotações, Guilherme Morais assumiu sua paixão pela escrita e colocou a prova um enredo composto por “um drama sátiro que beira ao cômico”, como ele mesmo afirma. Com 26 anos, pós-graduado em Cinema e ativista pela sustentabilidade social e ambiental, Guilherme estreia na literatura brasileira com a obra “Rute”.
A história é protagonizada por Rute, uma mulher rabugenta - na melhor idade - que se emaranha nos mais profundos pensamentos e sentimentos. A vida da personagem é ilustrada de ponta a ponta, do acordar ao anoitecer, tendo como palco a cidade do Rio de Janeiro. “O livro é simples, direto, como o nome da personagem que também batiza o título da obra. A risada chega aos lábios, mas também as lágrimas e a dor no coração pelas palavras contarem histórias tão familiares a você, a mim e a todos nós”, explica o autor.
Publicitário de formação, o autor paranaense se doou à obra durante três meses, entre 2018 e 2019. Aprovado por diversas editoras nacionais, optou por valorizar o mercado maringaense e abraçou (e foi abraçado) pela Editora Viseu. Atuando há 10 anos em Maringá, a Viseu compõe seu portfólio com mais de 2.000 obras, de diversas partes do Brasil. “Quando você consegue aproximar as pessoas na produção do projeto, isso reflete na qualidade do material. Por obra do destino, fui presenteado pelo designer maringaense Evergton Rodrigues com a arte da capa. Quando vejo o resultado final, sinto toda a exteriorização do que Rute representa para mim e pode significar às outras pessoas”.
A partir do dia 18/04, Rute estará disponível para venda na loja da Editora Viseu e nas lojas parceiras do marketplace (online), tanto na versão impressa ou e-book. Por conta da Pandemia, a venda em lojas físicas, como Livrarias Curitiba e Saraiva, está sem data definida.