Nova instrução normativa regulamenta ações do setor cultural

23 de Abril de 2020

 Publicada na tarde de ontem no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Cidadania, a Instrução Normativa nº 5, de 20 de abril de 2020, está alinhada ao atual momento, onde a COVID-19 provocou diversas mudanças no cenário cultural.

O documento abrange todo território brasileiro e apresenta ações emergenciais quanto a captação, execução, prestação de contas e avaliação de resultados dos projetos culturais apresentados por meio do mecanismo incentivo a projetos culturais do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) previsto na Lei nº 8.313, de 1991.

Assinada pelo Ministro da Cidadania Onyx Dornelles Lorenzoni, a nova instrução segue diretrizes para amenizar os impactos provocados pela pandemia, onde o proponente, se interessado, pode realizar alterações no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic).

De acordo com Alan Gaitarosso, consultor sênior do Instituto Cultural Ingá, com a nova instrução será possível que alguns projetos passem do estágio de estagnação financeira, ao solicitarem ao Ministério a liberação de recursos, mesmo não atingindo os 20% atribuídos para o início da execução. “Antes, a liberação para execução do projeto só era realizada a partir desta porcentagem captada. Com esta flexibilização do Governo, existe a possibilidade de trabalhar com os recursos que tem. Assim será possível colocar alguns projetos para rodar, pagando terceirizados ou formatando novas ações”.

No documento fica atribuído que a “avaliação de resultados será composta pela análise do objeto e pela análise financeira, sendo consideradas as excepcionalidades impostas aos projetos, em razão da Covid-19, e o princípio da razoabilidade”.

O consultor explica que o método de avaliação assegura a possibilidade de justificar as dificuldades no cumprimento do projeto. “As justificativas passam a ser legais, desde de que sejam inseridas no Salic. É importante documentar tudo isso, elencando todos os prejuízos”.

Você confere o documento completo aqui - https://bit.ly/2S12OyB

ASCOM ICI
442 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com intensa programação
Como manda a tradição, o mês de novembro chega repleto de atividades no Centro Cultural Sucena, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão social por meio da arte e da ancestralidade. Os responsáveis...
Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...