Severity: Warning
Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)
Filename: libraries/Session.php
Line Number: 689
Severity: Warning
Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)
Filename: libraries/Session.php
Line Number: 689
Severity: Warning
Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)
Filename: views/view_topo.php
Line Number: 3
Severity: Warning
Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)
Filename: views/view_topo.php
Line Number: 5
Severity: Warning
Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)
Filename: views/view_topo.php
Line Number: 7
O marketing e
suas estratégias ganharam forte reconhecimento nos últimos anos. Diversas
frentes tomaram o mercado, mas a que está criando raízes envolve a necessidade
de planejar e realizar ações que carregam as premissas da responsabilidade
social, entre elas olhar com mais atenção à Cultura e o seu verdadeiro impacto
na sociedade.
Empresas como
Fortgreen, Dicomp e Lowçucar, entre tantas outras da região, alinham suas
marcas ao mercado cultural. Elas buscam, por meio da renúncia fiscal ou
destinação direta, fomentar o cenário artístico e cultural de Maringá. Peças de
teatro, solos, musicais, oficinas de formação, literatura, dança e pintura
foram algumas das ações incentivadas pelas empresas. O retorno é um só:
desenvolver uma sociedade mais crítica e abrir portas para que a Cultura seja
bem-vinda em qualquer lugar.
O maior ganho
está em oferecer oportunidade para a população, ao desfrutarem de ações culturais
gratuitas ou a preços populares, ao mesmo tempo em que produtores culturais e
artistas adquirem meios para desenvolverem seus projetos.
Repercussão
Um dos grandes
exemplos, do Instituto Cultural Ingá (ICI), sobre ações de marketing cultural
consistentes é o Magias do Ingá. Voltado ao público infantil, o evento tem como
objetivo fortalecer o mercado cultural regional, na medida em que apresenta
pluralidade nas atrações. Dito isso é válido relembrar que o evento resgata
nomes da mágica e ilusionismo nacional e internacional. O que aumentou a
credibilidade da ação e, consequentemente, trouxe boa repercussão para Maringá.
A parte
interessante é que o marketing cultural pode ir além do que se apresenta no
palco. Há oportunidades em todos os lugares. No caso do Magias, foram
realizadas ações solidárias no Hospital Santa Casa, onde o casting convidado
percorria os corredores do Hospital entretendo pacientes e acompanhantes. Maringá
Park, Colégio Mater Dei, Cooper Card e Atelier Portinari patrocinaram a ação no
ano passado.
Objetivo x alinhamento
O projeto Som da
Banda proporciona disciplina e relacionamento em grupo, que servem para que os
alunos passem a conviver melhor em sociedade. A missão é promover a educação
musical e a formação artística de jovens, crianças e adolescentes para o
exercício da cidadania. Viapar, Unimed, Sanches Tripoloni, Vale Fértil e Oderço
foram empresas que já patrocinaram a ação. “O projeto promove disciplina,
concentração, mais a questão da socialização desenvolvida ao longo do projeto”,
explica o maestro e organizador do projeto, Graziani Moraes. O responsável
revela que o objetivo é assistir milhares de crianças. Atualmente o projeto
atende 200.
Para Alan
Gaitarosso, consultor sênior do ICI, investir em Marketing Cultural não pode
ser apenas uma estratégia, é preciso alinhar os valores da empresa aos
objetivos do projeto. “As empresas precisam de direcionamento para entender
qual é o projeto que mais se alinha aos seus propósitos. Nós recomendamos,
sempre, que os empresários tirem um tempo para conhecer o projeto, o público,
as ações. Não é apenas investir, é realmente entender que a marca estar
atrelada ao projeto é uma forma de abraçar a cultura maringaense, é se engajar
aos objetivos do projeto. Isso dá mais força ao cenário, cria sinergia entre as
partes”.
Conheça os projetos apoiados pelo Instituto Cultural Ingá.