A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 689

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 689

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)

Filename: views/view_topo.php

Line Number: 3

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)

Filename: views/view_topo.php

Line Number: 5

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/icicom/public_html/site/config/database.php:1)

Filename: views/view_topo.php

Line Number: 7

Instituto Cultural Ingá

Como alinhar marcas à projetos culturais maringaenses

27 de Agosto de 2020

O marketing e suas estratégias ganharam forte reconhecimento nos últimos anos. Diversas frentes tomaram o mercado, mas a que está criando raízes envolve a necessidade de planejar e realizar ações que carregam as premissas da responsabilidade social, entre elas olhar com mais atenção à Cultura e o seu verdadeiro impacto na sociedade.

Empresas como Fortgreen, Dicomp e Lowçucar, entre tantas outras da região, alinham suas marcas ao mercado cultural. Elas buscam, por meio da renúncia fiscal ou destinação direta, fomentar o cenário artístico e cultural de Maringá. Peças de teatro, solos, musicais, oficinas de formação, literatura, dança e pintura foram algumas das ações incentivadas pelas empresas. O retorno é um só: desenvolver uma sociedade mais crítica e abrir portas para que a Cultura seja bem-vinda em qualquer lugar.

O maior ganho está em oferecer oportunidade para a população, ao desfrutarem de ações culturais gratuitas ou a preços populares, ao mesmo tempo em que produtores culturais e artistas adquirem meios para desenvolverem seus projetos.

Repercussão

Um dos grandes exemplos, do Instituto Cultural Ingá (ICI), sobre ações de marketing cultural consistentes é o Magias do Ingá. Voltado ao público infantil, o evento tem como objetivo fortalecer o mercado cultural regional, na medida em que apresenta pluralidade nas atrações. Dito isso é válido relembrar que o evento resgata nomes da mágica e ilusionismo nacional e internacional. O que aumentou a credibilidade da ação e, consequentemente, trouxe boa repercussão para Maringá.

A parte interessante é que o marketing cultural pode ir além do que se apresenta no palco. Há oportunidades em todos os lugares. No caso do Magias, foram realizadas ações solidárias no Hospital Santa Casa, onde o casting convidado percorria os corredores do Hospital entretendo pacientes e acompanhantes. Maringá Park, Colégio Mater Dei, Cooper Card e Atelier Portinari patrocinaram a ação no ano passado.

Objetivo x alinhamento

O projeto Som da Banda proporciona disciplina e relacionamento em grupo, que servem para que os alunos passem a conviver melhor em sociedade. A missão é promover a educação musical e a formação artística de jovens, crianças e adolescentes para o exercício da cidadania. Viapar, Unimed, Sanches Tripoloni, Vale Fértil e Oderço foram empresas que já patrocinaram a ação. “O projeto promove disciplina, concentração, mais a questão da socialização desenvolvida ao longo do projeto”, explica o maestro e organizador do projeto, Graziani Moraes. O responsável revela que o objetivo é assistir milhares de crianças. Atualmente o projeto atende 200.  

Para Alan Gaitarosso, consultor sênior do ICI, investir em Marketing Cultural não pode ser apenas uma estratégia, é preciso alinhar os valores da empresa aos objetivos do projeto. “As empresas precisam de direcionamento para entender qual é o projeto que mais se alinha aos seus propósitos. Nós recomendamos, sempre, que os empresários tirem um tempo para conhecer o projeto, o público, as ações. Não é apenas investir, é realmente entender que a marca estar atrelada ao projeto é uma forma de abraçar a cultura maringaense, é se engajar aos objetivos do projeto. Isso dá mais força ao cenário, cria sinergia entre as partes”.

Conheça os projetos apoiados pelo Instituto Cultural Ingá.

Você também pode gostar

Espetáculo ‘Fragilidade’ estreia dia 2 e cumpre cinco apresentações gratuitas em Maringá
O espetáculo "Fragilidade", do Nó Coletivo de Artes, estreia em Maringá no dia 2 de maio e faz cinco apresentações gratuitas até o dia 6, sempre às 20h, na Toca Espaço Cultural.   Sob a direção artística e coreográfica de Vitória Campanari, "Fragilidade" p...
ICI celebra mais uma edição do prêmio Empresa Amiga da Cultura em jantar realizado no Eurogarden
Na última quinta-feira, dia 11 de março, o Instituto Cultural Ingá (ICI) recebeu empresários de Maringá e região para a cerimônia de entrega do prêmio Empresa Amiga da Cultura. No evento, patrocinadores que realizaram renúncia fiscal em prol de projetos artísticos e cu...
7º Saia na Roda ocupa a Casa Luanda com oficinas e apresentações gratuitas nos dias 27 e 28
Nos dias 27 e 28 de abril a Capoeira Angola Dinda realiza a sétima edição do encontro Saia na Roda – Capoeira Angola e Cultura Popular. O evento terá oficinas de capoeira angola, musicalidade da capoeira, samba de roda corrido, tambor de crioula, roda de conversa e apres...