Como alinhar marcas à projetos culturais maringaenses

27 de Agosto de 2020

O marketing e suas estratégias ganharam forte reconhecimento nos últimos anos. Diversas frentes tomaram o mercado, mas a que está criando raízes envolve a necessidade de planejar e realizar ações que carregam as premissas da responsabilidade social, entre elas olhar com mais atenção à Cultura e o seu verdadeiro impacto na sociedade.

Empresas como Fortgreen, Dicomp e Lowçucar, entre tantas outras da região, alinham suas marcas ao mercado cultural. Elas buscam, por meio da renúncia fiscal ou destinação direta, fomentar o cenário artístico e cultural de Maringá. Peças de teatro, solos, musicais, oficinas de formação, literatura, dança e pintura foram algumas das ações incentivadas pelas empresas. O retorno é um só: desenvolver uma sociedade mais crítica e abrir portas para que a Cultura seja bem-vinda em qualquer lugar.

O maior ganho está em oferecer oportunidade para a população, ao desfrutarem de ações culturais gratuitas ou a preços populares, ao mesmo tempo em que produtores culturais e artistas adquirem meios para desenvolverem seus projetos.

Repercussão

Um dos grandes exemplos, do Instituto Cultural Ingá (ICI), sobre ações de marketing cultural consistentes é o Magias do Ingá. Voltado ao público infantil, o evento tem como objetivo fortalecer o mercado cultural regional, na medida em que apresenta pluralidade nas atrações. Dito isso é válido relembrar que o evento resgata nomes da mágica e ilusionismo nacional e internacional. O que aumentou a credibilidade da ação e, consequentemente, trouxe boa repercussão para Maringá.

A parte interessante é que o marketing cultural pode ir além do que se apresenta no palco. Há oportunidades em todos os lugares. No caso do Magias, foram realizadas ações solidárias no Hospital Santa Casa, onde o casting convidado percorria os corredores do Hospital entretendo pacientes e acompanhantes. Maringá Park, Colégio Mater Dei, Cooper Card e Atelier Portinari patrocinaram a ação no ano passado.

Objetivo x alinhamento

O projeto Som da Banda proporciona disciplina e relacionamento em grupo, que servem para que os alunos passem a conviver melhor em sociedade. A missão é promover a educação musical e a formação artística de jovens, crianças e adolescentes para o exercício da cidadania. Viapar, Unimed, Sanches Tripoloni, Vale Fértil e Oderço foram empresas que já patrocinaram a ação. “O projeto promove disciplina, concentração, mais a questão da socialização desenvolvida ao longo do projeto”, explica o maestro e organizador do projeto, Graziani Moraes. O responsável revela que o objetivo é assistir milhares de crianças. Atualmente o projeto atende 200.  

Para Alan Gaitarosso, consultor sênior do ICI, investir em Marketing Cultural não pode ser apenas uma estratégia, é preciso alinhar os valores da empresa aos objetivos do projeto. “As empresas precisam de direcionamento para entender qual é o projeto que mais se alinha aos seus propósitos. Nós recomendamos, sempre, que os empresários tirem um tempo para conhecer o projeto, o público, as ações. Não é apenas investir, é realmente entender que a marca estar atrelada ao projeto é uma forma de abraçar a cultura maringaense, é se engajar aos objetivos do projeto. Isso dá mais força ao cenário, cria sinergia entre as partes”.

Conheça os projetos apoiados pelo Instituto Cultural Ingá.

ASCOM ICI
923 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Exposição presta homenagem ao quadrinista José Satoshi Kimura
No próximo dia 19 tem início em Maringá a exposição “Kimura – a história dentro e fora dos quadrinhos”, integrando o Convite às Artes Visuais. Em cartaz na sala de exposições do Teatro Calil Haddad até o dia 18 de outubro, sempre com entrada gratuita, a exposiç...
Exposição 'Face Superfície' abre dia 19 com retratos bordados de artistas locais
Fica em cartaz entre os dias 19 de setembro e 18 de outubro a exposição “Face Superfície”, uma colaboração entre o fotógrafo de cena Renato Domingos, o artista multimídia Thiago Caleffi e a produtora cultural Rachel Coelho, da 2 Coelhos Comunicação e Cultura. A most...
Ruma Lab abre inscrições para 11 oficinas gratuitas
Estão abertas as inscrições para as 11 oficinas do Ruma Lab – Laboratório de Sobreposições das Artes Visuais, Design, Artes Gráficas e Audiovisual, projeto formativo inovador de Maringá. As oficinas acontecerão entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro, sempre de fo...