Há algumas semanas, representantes de diversas esferas artísticas e culturais estão em busca de diminuir o impacto da crise do Coranavírus. O foco é o setor cultural e o contato está direcionado a Secretaria de Comunicação Social e da Cultura, responsável pela pasta no Paraná.
O ICI faz parte desse movimento. No início de abril a entidade enviou uma carta ao secretário estadual de Comunicação Social e Cultura, João Evaristo Debiasi, solicitando ações emergenciais para artistas locais e regionais.
Graças a esforços como este, o Governo do Paraná atendeu a demanda e prometeu lançar, nesta terça-feira (05), um pacote de medidas emergenciais. O anúncio foi feito pela superintendente estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, em reunião por videoconferência com gestores, produtores, artistas e participação do vice-governador Darci Piana e do presidente da Comissão de Cultura, da Assembleia Legislativa, deputado Delegado Recalcatti (PSD).
Entre as soluções, apresentadas durante a reunião, serão publicados editais de financiamento de projetos. Segundo Miguel Fernando, consultor do ICI, plataforma de streaming e um edital de licenciamento de curtas e longas-metragens estão nesta lista. “Apesar de tantas incertezas e grande tempo de espera, conseguimos nos reunir para amenizar o impacto do setor cultural. É claro que há muito trabalho a fazer, mas estamos a postos para, assim que lançado (o pacote de medidas), trabalharmos a favor da recuperação da economia cultural”, afirma.
O consultor explica que um edital pós-pandemia, para circulação de circo e teatro, bem como a segunda edição do Cultura Paraná também fazem parte da conquista dos representantes. “Um prêmio para cultura do Estado, voltado para livros, leitura e ilustradores está entre as novas demandas. Ficamos satisfeitos com os resultados. Não tem como recuperar o tempo perdido. Então, o foco será trabalhar em cima do que temos de mais precioso: criatividade e determinação”.