Larissa Peixoto é a nova presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A nomeação foi publicada na edição desta segunda-feira no Diário Oficial da União (DOU). O Instituto, ligado ao Ministério do Turismo, é responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros.
Servidora do Ministério do Turismo há 11 anos, Larissa Peixoto é graduada em Turismo e Hotelaria com extensão em gestão de projetos pela Escola Nacional de Administração Pública e especialização em conclusão na área de gestão estratégica de marketing, planejamento e inteligência competitiva.
Atualmente, como diretora de Desenvolvimento Produtivo, atua na articulação de projetos e ações relacionados ao turismo, especialmente aqueles que promovam as parcerias, as concessões e a atuação integrada com os setores do meio ambiente, da cultura e da economia criativa na valorização do patrimônio natural e cultural.
Nesse contexto, em parceria com Portugal, tem trabalhado no sentido de implementar o Programa Revive Brasil, metodologia idealizada para impulsionar e agilizar os processos de reabilitação do patrimônio público devoluto, tornando apto o desenvolvimento de atividades econômicas com finalidade turística, fortalecendo, assim, a atratividade de destinos regionais, bem como a geração de emprego e de renda.
“Além das ações inerentes ao Instituto como preservação e divulgação, nosso desafio será o de estabelecer parcerias que auxiliem na consolidação do patrimônio cultural brasileiro como vetor de desenvolvimento para as cidades, contribuindo especialmente nesse momento de retomada da economia. Nesse sentido, a sinergia com o Turismo se apresenta como uma estratégia promissora para impulsionar os dois segmentos”, pontuou Larissa Peixoto.
Durante sua trajetória na Pasta, já atuou também como chefe de gabinete e secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo Substituta, coordenadora de Fiscalização dos Prestadores de Serviços Turísticos e chefe de Divisão de Competitividade e Inovação.