‘Ecos do Ingá e ‘Som da Banda’: conheça os projetos apoiados pelo ICI

30 de Novembro de 2020

Com o objetivo de fomentar a cultura e fortalecer a economia criativa da região, o Instituto Cultural Ingá (ICI) trabalha também com apoio a captação de recursos de patrocínio de empresas, por meio de leis de incentivo, para realização de projetos culturais.

O ICI apoia projetos e ações que impactam positivamente a vida das pessoas, gerando criticidade e oportunidades. Atualmente, o ICI apoia dezenas de projetos. Conheça alguns:

Ecos do Ingá

O Ecos do Ingá é uma mostra de música instrumental realizada desde 2016. O palco é o Parque do Ingá, onde já foram homenageados pelo projeto, o chorinho, a guitarra brasileira, o sopro e o violão. O objetivo do projeto é destacar a música instrumental, seus estilos, instrumentos e técnicas, e de formar o músico regional e plateia.

Com apresentações gratuitas de artistas locais e de artistas renomados representantes do instrumento homenageado, o evento também conta com oficina/bate papo com um dos artistas participantes da mostra. O projeto atinge até 3.500 pessoas em circulação.

Som da Banda

O Som da Banda, realizado pela Associação Cultural Branca da Mota Fernandes oferece vagas em oficinas de música, aula de baliza, corpo coreográfico e visa formar novos musicistas amadores e profissionais com incentivo de bolsas de estudo; aumentar atendimento e ainda disseminar a cultura e valorização musical no formato de banda e fanfarra para a comunidade com acesso gratuito as apresentações culturais.

O objetivo do projeto é propiciar a crianças e adolescentes, gratuitamente, a oportunidade de ter o acesso à cultura, contribuindo para a convivência e interação comunitária, através da música e da dança. 

Incentive a cultura

Empresas enquadradas no lucro real podem destinar até 4% do Imposto de Renda devido por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, fomentando assim o desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade.

Por meio da renúncia fiscal, as empresas investem em projetos como peças de teatro, musicais, documentários, oficinas de formação, literatura, dança e pintura, entre outras ações, que são oferecidos a sociedade gratuitamente ou a preços populares. Além disso, ao atrelar sua missão a ações criativas, a empresa agrega valor à marca e também ajuda a movimentar a economia da cidade.

O Instituto Cultural Ingá (ICI) atua como interlocutor nesse diálogo entre empresa e projeto, apresentando oportunidades e soluções e auxiliando em todas as etapas do processo.

Se sua empresa ainda não faz a destinação de recursos por meio da renúncia fiscal, entre em contato com o ICI e receba consultoria gratuita. Contato:  (44) 3025-9595 | (44) 3025-9625. 

Conheça os demais projetos apoiados pelo Instituto Cultural Ingá

Você também pode gostar

Exposição de artesanato tem peças com foco na identidade local
Nesta segunda-feira (20) tem início no CAC – Centro de Ação Cultural a exposição “Arte e Identidade do Artesanato de Maringá”, com curadoria de Isabel Bogoni e Firmino. São 57 peças feitas por 19 artesãos da cidade, resultado das etapas anteriores do projeto de me...
Jovens já estão participando das aulas de produção audiovisual do ‘Sobre Nós’
O projeto Sobre Nós – Cinema Social, realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoiado pelo Instituto Cultural Ingá (ICI), entrou em fase de execução. Jovens de 15 a 18 anos estão tendo aulas gratuitas de introdução à produção audiovisual, duas veze...
Programa Bolsa Qualificação abre inscrições
O Programa Bolsa Qualificação Cultural vai oferecer 12 mil vagas a profissionais da área da cultura do Paraná para um curso de qualificação de três meses. Por meio da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná, o curso será ministrado pela UEPG.   ...