Songbook do Folclore do Paraná é obra inédita no Brasil

17 de Dezembro de 2020

O Folclore é a manifestação da cultura de um povo, que permite expressar sua identidade artisticamente, por músicas, danças, lendas, tradições.

 

O primeiro Songbook do Folclore do Paraná é uma iniciativa inédita no Brasil, com músicas do Folclore paranaense transcritas para voz e vários instrumentos.

 

Idealizado, produzido e editado por Ronaldo Gravino Produções Artísticas, de Maringá, o Songbook Folclore do Paraná tem o apoio o Instituto Cultural Ingá (ICI).

 

“Em várias apresentações musicais, eu cantava músicas do folclore do Paraná. Percebi que todos ficavam encantados tirando fotos, filmando e perguntando de onde eu era. Foi uma surpresa. Com apoio de amigos e parceiros na pesquisa, processos e produção, decidi formatar esse material. Lutamos por dois anos junto do ICI para captação. Finalmente lançado, agora é divulgar e distribuir os exemplares. Ficou lindo aos olhos do pai, de arrepiar e de ficar na história. O meu muito obrigado mais uma vez. Quem acredita sempre alcança", contou o produtor, Ronaldo Gravino.

 

São dois mil exemplares para serem distribuídos gratuitamente. Uma parte dos exemplares (100 unidades) recebeu também as transcrições das músicas (letras e cifras) com uma versão em Braile. Esses exemplares serão destinados a instituições que trabalham com pessoas com deficiência visual.

A execução das obras foi devidamente registrada em áudios digitais que estão à disposição de todos na internet. Basta acessar: www.folcloredoparana.com.br

A obra foi realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo do Governo Federal. Só foi possível pela colaboração de várias empresas de Maringá e região, por meio de destinação fiscal. Empresas patrocinadoras: Fortgreen, Fertipar, Lowçucar e Dicomp. Apoio: Sol Propaganda, LR Produções e CAP – Maringá. Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá.

1212 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...
UST Cultural 2025 define projetos vencedores
Em parceria com o Instituto Cultural Ingá, a Usina Santa Terezinha realizou o 2º Chamamento UST Cultural. Lançado em maio deste ano, o instrumento teve como objetivo ampliar o alcance das ações culturais nos territórios atendidos pela Empresa, por meio da renúncia fiscal ...