Songbook do Folclore do Paraná é obra inédita no Brasil

17 de Dezembro de 2020

O Folclore é a manifestação da cultura de um povo, que permite expressar sua identidade artisticamente, por músicas, danças, lendas, tradições.

 

O primeiro Songbook do Folclore do Paraná é uma iniciativa inédita no Brasil, com músicas do Folclore paranaense transcritas para voz e vários instrumentos.

 

Idealizado, produzido e editado por Ronaldo Gravino Produções Artísticas, de Maringá, o Songbook Folclore do Paraná tem o apoio o Instituto Cultural Ingá (ICI).

 

“Em várias apresentações musicais, eu cantava músicas do folclore do Paraná. Percebi que todos ficavam encantados tirando fotos, filmando e perguntando de onde eu era. Foi uma surpresa. Com apoio de amigos e parceiros na pesquisa, processos e produção, decidi formatar esse material. Lutamos por dois anos junto do ICI para captação. Finalmente lançado, agora é divulgar e distribuir os exemplares. Ficou lindo aos olhos do pai, de arrepiar e de ficar na história. O meu muito obrigado mais uma vez. Quem acredita sempre alcança", contou o produtor, Ronaldo Gravino.

 

São dois mil exemplares para serem distribuídos gratuitamente. Uma parte dos exemplares (100 unidades) recebeu também as transcrições das músicas (letras e cifras) com uma versão em Braile. Esses exemplares serão destinados a instituições que trabalham com pessoas com deficiência visual.

A execução das obras foi devidamente registrada em áudios digitais que estão à disposição de todos na internet. Basta acessar: www.folcloredoparana.com.br

A obra foi realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo do Governo Federal. Só foi possível pela colaboração de várias empresas de Maringá e região, por meio de destinação fiscal. Empresas patrocinadoras: Fortgreen, Fertipar, Lowçucar e Dicomp. Apoio: Sol Propaganda, LR Produções e CAP – Maringá. Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá.

Você também pode gostar

Exposição de artesanato tem peças com foco na identidade local
Nesta segunda-feira (20) tem início no CAC – Centro de Ação Cultural a exposição “Arte e Identidade do Artesanato de Maringá”, com curadoria de Isabel Bogoni e Firmino. São 57 peças feitas por 19 artesãos da cidade, resultado das etapas anteriores do projeto de me...
Jovens já estão participando das aulas de produção audiovisual do ‘Sobre Nós’
O projeto Sobre Nós – Cinema Social, realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoiado pelo Instituto Cultural Ingá (ICI), entrou em fase de execução. Jovens de 15 a 18 anos estão tendo aulas gratuitas de introdução à produção audiovisual, duas veze...
Programa Bolsa Qualificação abre inscrições
O Programa Bolsa Qualificação Cultural vai oferecer 12 mil vagas a profissionais da área da cultura do Paraná para um curso de qualificação de três meses. Por meio da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná, o curso será ministrado pela UEPG.   ...