Arte e Cultura: conceitos antagônicos, mas complementares

17 de Março de 2021

Entender e diferir os conceitos de Arte e Cultura gera tensões. Na prática, as Artes e a Cultura são conceitos antagônicos, mas que se complementam na formação de uma sociedade.

Enquanto a Cultura tem características de acolhimento e de gerar o processo de reconhecimento, a Arte, por essência, provoca, desestabiliza e, em algumas formas de expressão, também repele.

O idioma e a moda, por exemplo, se enquadram em Cultura. Exposições de obras de arte, por outro lado, estão dentro do campo das Artes.

Segundo o consultor estratégico do Instituto Cultural Ingá (ICI), Miguel Fernando, a formação de uma sociedade a partir do entendimento dos conceitos de Artes e Cultura demonstram melhores resultados. “Ao longo dos anos, podemos observar que países que se reconheceram como países artísticos e culturais, conseguiram se desenvolver não só no âmbito econômico, mas também no que diz respeito à qualidade de vida. A Nova Zelândia, é um exemplo”, explicou.

Em Maringá, o ICI atua como agência de fomento e incentivo à cultura e às expressões artísticas de todas as formas.

“O modelo de gestão do ICI fomenta ações culturais que, além de potencializar o setor, movimentam fortemente a economia local com a realização dos projetos. Além de promover o desenvolvimento social, gerando criticidade com os conceitos dos projetos apoiados, oferecidos gratuitamente ou a preços populares à sociedade”, ressalta consultor sênior do ICI, Alan Gaitarosso.

O presidente do ICI, George Coelho, lembra que as diversas frentes de atuação do ICI englobam diferentes setores e potencializa a essência das expressões culturais e artísticas. “Apoiamos projetos que promovam discussões necessárias. Com o apoio à captação de recursos para os projetos, treinamento aos produtores e suporte às empresas patrocinadoras, fomentamos o desenvolvimento socioeconômico local”. 

Você também pode gostar

‘Sobre Nós’ vai capacitar jovens para ingressar no mercado audiovisual de Maringá
O projeto “Sobre Nós”, apoiado pelo Instituto Cultural Ingá(ICI), pretende formar jovens de Maringá para ingressar no mercado cinematográfico e audiovisual, que é promissor na cidade. O projeto é focado em levar a capacitação preferencialmente para adolescentes e jov...
Pronac 2021: limite de projetos por segmento preocupa
O Plano Nacional do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) 2021 foi aprovado, a publicação consta no Diário Oficial da União do dia 30 de março. O Pronac informa os critérios e as formas de aplicação dos recursos de fomento cultural pela Lei federal de incentivo ...
Dia da Biblioteca: Maringá tem mais de 140 mil materiais no acervo
O mundo dos livros é infinito. E o universo que se cria por meio de cada título, consegue ir muito além. Apesar dos gêneros e classificações, a leitura abre portas que nunca mais poderão ser fechadas na mente: o conhecimento. Dia 9 de abril é celebrado o Dia da Bibliotec...