Projeto Circo Social, apoiado pelo ICI, já atendeu cerca de 200 crianças

29 de Março de 2021

O projeto Circo Social começou em 2018. Deste então, já atendeu cerca de 200 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto consiste em oferecer atividades artísticas, em especial a circense, a jovens de Sarandi. O Instituto Cultural Ingá (ICI) apoia a iniciativa.

Atualmente, o Circo Social atende aproximadamente 80 alunos, onde são formação repassadas por instrutores especializados e uma equipe de apoio pedagógico e estrutural. Para os encontros, os alunos recebem todos os materiais e equipamentos necessários para as aulas.

Segundo a coordenadora do projeto, Débora Soares, com o período de pandemia, a alternativa encontrada foi o formato virtual. “A saída tem sido a realização de algumas ações online. Mas tais ações são bem complexas de terem efetividade, pois nossos educandos nem sempre possuem as condições para acessar as atividades propostas”, explicou.   

O ICI atua no apoio a captação de recursos para a realização do projeto. Segundo Débora, “a participação do ICI é fundamental, pois ao aproximar projetos como o Circo Social de possíveis patrocinadores pela Lei de Incentivo, garantem os recursos necessários para que estes sejam efetivados”.

O projeto tem o objetivo de oportunizar a inclusão de uma parcela de cidadãos deixadas de lado em seus direitos à cidadania. “Mesmo que o intuito não seja a formação de artistas circenses profissionais, acreditamos que essa seja uma possibilidade plausível, pois, onde menos se espera um grande artista pode surgir, basta que se crie oportunidade para tal”, explicou Débora.

O presidente do ICI, George Coelho, reforça que uma das frentes de atuação da entidade é incentivar o desenvolvimento social da população e descentralizar ações. “Por meio dos projetos sociais que o ICI apoia, a sociedade tem acesso à ações culturais essenciais para a formação de uma sociedade, de forma gratuita ou a preços populares. Com isso, envolvemos vários setores, desde os produtores e a sociedade participante, até as empresas patrocinadoras, que contribuem com desenvolvimento da cultura local e ajudam a promover ações sociais de qualidade. Além disso, o ICI preocupa-se com ações regionais, visando a desconcentração de atividades, e o Circo Social de Sarandi é um grande exemplo”, disse.

No dia 27 de março foi celebrado o Dia do Circo. 


Foto: Circo Social Sarandi (Imagem de antes da pandemia)

Você também pode gostar

‘Sobre Nós’ vai capacitar jovens para ingressar no mercado audiovisual de Maringá
O projeto “Sobre Nós”, apoiado pelo Instituto Cultural Ingá(ICI), pretende formar jovens de Maringá para ingressar no mercado cinematográfico e audiovisual, que é promissor na cidade. O projeto é focado em levar a capacitação preferencialmente para adolescentes e jov...
Pronac 2021: limite de projetos por segmento preocupa
O Plano Nacional do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) 2021 foi aprovado, a publicação consta no Diário Oficial da União do dia 30 de março. O Pronac informa os critérios e as formas de aplicação dos recursos de fomento cultural pela Lei federal de incentivo ...
Dia da Biblioteca: Maringá tem mais de 140 mil materiais no acervo
O mundo dos livros é infinito. E o universo que se cria por meio de cada título, consegue ir muito além. Apesar dos gêneros e classificações, a leitura abre portas que nunca mais poderão ser fechadas na mente: o conhecimento. Dia 9 de abril é celebrado o Dia da Bibliotec...