Produção audiovisual inédita, “A descoberta do Eldorado” aborda a consolidação política de Maringá

08 de Abril de 2021

A história política de Maringá será o tema do documentário “A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)”, projeto que tem apoio do Instituto Cultural Ingá (ICI). A produção audiovisual de média-metragem, com duração estimada de 70 minutos, vai desdobrar os acontecimentos que marcaram a disputa pelo poder político de Maringá, partindo das composições partidárias, ideologias, classes e instituições. É uma abordagem inédita do tema no segmento audiovisual local.

A narrativa será contada a partir do depoimento de dezenas de entrevistados que tiveram relação direta com o período e com o tema, com a mediação de um apresentador, além de contar com o acervo de imagens do Maringá Histórica.

Segundo o idealizador do documentário, Miguel Fernando, apesar de haver publicações impressas sobre o tema, a projeção audiovisual do assunto permite uma abordagem mais profunda e que será de forte relevância para a documentação histórica do período na cidade. “O resgate dos embates políticos, os personagens eleitos e suas principais realizações ainda não foram explorados por meio de documentários. Para responder a essa problemática surgiu o projeto, que vai enfatizar cada uma das gestões políticas desse recorte temporal. É um projeto que deixará um grande acervo histórico, contribuindo para o conhecimento mais profundo acerca da consolidação política de Maringá”, explicou.

O documentário foi aprovado na Lei Nacional de Incentivo à Cultura e está em fase de execução. A realização do projeto conta com o patrocínio das empresas: Unicesumar, Unimed, Fertipar, Rivesa, Fortgreen, Crivialli, Lowçúcar, McDonald’s, Arilu e FA Maringá. O documentário será apresentado nas redes sociais do Maringá Histórica.

O presidente do ICI, George Coelho, destaca a importância do apoio a projetos como “A descoberta do Eldorado” para a base da formação da sociedade. “O ICI se pauta em incentivar e fomentar a Cultura nos mais variados segmentos e a produção audiovisual é dinâmica, que permite uma maior aproximação do expectador com os acontecimentos da época.  Além de o tema apresentar à sociedade um período tão importante para Maringá”, disse.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO

ASCOM ICI
642 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Curso de operação de câmera está com inscrições abertas
A cidade de Maringá recebe o curso livre e gratuito "Olhar Atento para Contar uma História", formação voltada para operação de câmera no audiovisual. O projeto, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná com produção da plataforma educativa Narrativas de ...
Grupo Sucena promove oficina de Tambor de Crioula e Arraiá
No dia 12 de julho, a partir das 18h, o Ponto de cultura Centro Cultural Sucena vai sediar o Arraiá Afro Julino. O arraiá é uma festa popular que  promove e  valoriza a cultura afro-brasileira, preservando e difundindo suas tradições e fortalecendo a identidade cu...
Projeto Vivas - Culturas Populares abre inscrições para oficinas em Maringá, Sarandi e Paiçandu
O projeto “Vivas - Culturas Populares” pretende realizar sete meses de oficinas continuadas de Capoeira Angola, Jongo, Samba de Roda e Canto Popular nas cidades de Maringá, Sarandi e Paiçandu. Além da formação continuada com mestres/as e grupos locais, serão realizadas...