Produção audiovisual inédita, “A descoberta do Eldorado” aborda a consolidação política de Maringá

08 de Abril de 2021

A história política de Maringá será o tema do documentário “A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)”, projeto que tem apoio do Instituto Cultural Ingá (ICI). A produção audiovisual de média-metragem, com duração estimada de 70 minutos, vai desdobrar os acontecimentos que marcaram a disputa pelo poder político de Maringá, partindo das composições partidárias, ideologias, classes e instituições. É uma abordagem inédita do tema no segmento audiovisual local.

A narrativa será contada a partir do depoimento de dezenas de entrevistados que tiveram relação direta com o período e com o tema, com a mediação de um apresentador, além de contar com o acervo de imagens do Maringá Histórica.

Segundo o idealizador do documentário, Miguel Fernando, apesar de haver publicações impressas sobre o tema, a projeção audiovisual do assunto permite uma abordagem mais profunda e que será de forte relevância para a documentação histórica do período na cidade. “O resgate dos embates políticos, os personagens eleitos e suas principais realizações ainda não foram explorados por meio de documentários. Para responder a essa problemática surgiu o projeto, que vai enfatizar cada uma das gestões políticas desse recorte temporal. É um projeto que deixará um grande acervo histórico, contribuindo para o conhecimento mais profundo acerca da consolidação política de Maringá”, explicou.

O documentário foi aprovado na Lei Nacional de Incentivo à Cultura e está em fase de execução. A realização do projeto conta com o patrocínio das empresas: Unicesumar, Unimed, Fertipar, Rivesa, Fortgreen, Crivialli, Lowçúcar, McDonald’s, Arilu e FA Maringá. O documentário será apresentado nas redes sociais do Maringá Histórica.

O presidente do ICI, George Coelho, destaca a importância do apoio a projetos como “A descoberta do Eldorado” para a base da formação da sociedade. “O ICI se pauta em incentivar e fomentar a Cultura nos mais variados segmentos e a produção audiovisual é dinâmica, que permite uma maior aproximação do expectador com os acontecimentos da época.  Além de o tema apresentar à sociedade um período tão importante para Maringá”, disse.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO

Você também pode gostar

‘Sobre Nós’ vai capacitar jovens para ingressar no mercado audiovisual de Maringá
O projeto “Sobre Nós”, apoiado pelo Instituto Cultural Ingá(ICI), pretende formar jovens de Maringá para ingressar no mercado cinematográfico e audiovisual, que é promissor na cidade. O projeto é focado em levar a capacitação preferencialmente para adolescentes e jov...
Pronac 2021: limite de projetos por segmento preocupa
O Plano Nacional do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) 2021 foi aprovado, a publicação consta no Diário Oficial da União do dia 30 de março. O Pronac informa os critérios e as formas de aplicação dos recursos de fomento cultural pela Lei federal de incentivo ...
Dia da Biblioteca: Maringá tem mais de 140 mil materiais no acervo
O mundo dos livros é infinito. E o universo que se cria por meio de cada título, consegue ir muito além. Apesar dos gêneros e classificações, a leitura abre portas que nunca mais poderão ser fechadas na mente: o conhecimento. Dia 9 de abril é celebrado o Dia da Bibliotec...