Dia da Biblioteca: Maringá tem mais de 140 mil materiais no acervo

09 de Abril de 2021

O mundo dos livros é infinito. E o universo que se cria por meio de cada título, consegue ir muito além. Apesar dos gêneros e classificações, a leitura abre portas que nunca mais poderão ser fechadas na mente: o conhecimento. Dia 9 de abril é celebrado o Dia da Biblioteca. O Instituto Cultural Ingá (ICI), incentiva a realização de projetos literários por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, com o apoio à captação de recursos para execução.

Em Maringá, o acervo das bibliotecas públicas, entre livros, revistas, histórias em quadrinhos, multimídia... é de mais de 140 mil materiais. São cinco bibliotecas espalhadas pela cidade, além de uma no distrito de Iguatemi.

Por causa da pandemia, a realidade das bibliotecas foi fortemente impactada. Segundo dados da Secretaria de Cultura (Semuc), em 2019, em todas as bibliotecas, foram registrados cerca de 53 mil empréstimos de materiais e pelo menos 75 mil pessoas passaram pelas bibliotecas.

Já em 2020, as bibliotecas ficaram fechadas na maior parte do ano. Depois de março, apenas nos meses de maio, junho e julho houve atendimento presencial nos espaços. Com isso, o número de empréstimos caiu para 13 mil no ano passado. Apesar de os atendimentos continuarem de forma remota e as pessoas poderem retirar os livros nas bibliotecas por agendamento, a redução foi drástica.

Mais procurados

É possível mapear o “gosto” do maringaense na hora de procurar uma leitura. Na biblioteca Centro, por exemplo, a literatura infanto-juvenil ganha em disparado. Foram 4 mil empréstimos desse gênero, em 2019. Só de gibis, foram 2 mil empréstimos.

Além disso, dados da Semuc mostram que a biblioteca Mandacaru empresta muitos livros de autoajuda, e, na Operária, a procura maior é por best-sellers. Na biblioteca Centro, há uma estante exclusiva para escritores maringaenses, títulos também bastante procurados lá, além de literatura contemporânea.

O acervo é gigantesco. Livros clássicos, históricos, contemporâneos, lançamentos... De acordo com a gerente do Livro, Leitura e Literatura da Semuc, Thays Pretti, a luta é para mostrar que as bibliotecas não são algo antiquado. “Estamos trabalhando para valorizar o potencial do acervo que temos em Maringá. Biblioteca não é algo antigo e velho. Atualizamos o acervo sempre, recebemos várias doações... Diversas atividades acontecem nas bibliotecas como clubes de leitura, atividades com crianças... É um espaço cultural muito rico e muito vivo, e às vezes as pessoas têm uma imagem que não é essa”, disse.

Empréstimo de livros

Atualmente, as bibliotecas de Maringá estão funcionando apenas para retirada no local. A orientação é enviar e-mail ou ligar para conferir os títulos disponíveis e pedir sugestões. Os exemplares que voltam dos empréstimos também ficam em “quarentena”, em uma estante separada, por sete dias, antes de voltarem para as prateleiras.

Existe uma plataforma online para busca de livros nas bibliotecas de Maringá, mas nem todos os livros disponíveis estão cadastrados ainda. “A gente tem cerca de 40% do acervo cadastrado, mas tem muita coisa que ainda não está lá, então a ligação ou o e-mail acabam sendo mais efetivos, nesse caso”, explicou Thays.

Conheça as bibliotecas públicas de Maringá:

I – Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto (Biblioteca Centro)

Endereço: Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 6090

E-mail:  bibliotecacentro@maringa.pr.gov.br

Telefone: 3901-1753

 

II – Biblioteca Municipal Pioneiro Nilo Gravena (Biblioteca Alvorada)

Endereço: Av. Dona Sophia Rasgulaeff, 693 - Jardim Alvorada

E-mail: biblioteca_alvorada@maringa.pr.gov.br

Telefone: 3901-1747 - atende via whatsapp

 

III – Biblioteca Municipal Professora Tomires Moreira de Carvalho (Biblioteca  Mandacaru)

Endereço: Av. Mandacaru, 317 - Jardim Maravilha

E-mail: biblioteca_mandacaru@maringa.pr.gov.br

Telefone: 3901-1763

 

IV – Biblioteca Municipal Pioneiro Manoel Pereira Camacho Filho (Biblioteca  Operária)

Endereço: Tv. Liberdade, 26 - Vila Operária

E-mail: biblioteca_operaria@maringa.pr.gov.br

Telefone: 3901-1768 - atende via whatsapp

 

V – Biblioteca Municipal Professora Maria Aparecida da Cunha Soares  (Biblioteca Parque das Palmeiras)

Endereço: Av. São Judas Tadeu, 1405 - Jardim Diamante

E-mail: biblioteca_palmeiras@maringa.pr.gov.br

Telefone: 3901-1792

 

VI – Biblioteca Municipal do Centro de Artes e Esportes Unificados  (Iguatemi)

Endereço: Av. Vereador Antonio Bortolotto - Iguatemi

E-mail: biblioteca_iguatemi_ceu@maringa.pr.gov.br

Telefone: 3276-3795 - atende via whatsapp

Você também pode gostar

42º Femucic abre inscrições
O mundo mudou e o Femucic – Mostra de Música Cidade Canção mostra sua resiliência ao migrar do palco para a internet. Realizada pelo Sesc PR e pela Prefeitura de Maringá, com o apoio da RPC, a 42ª edição do evento será realizada entre os dias 23 e 28 de agosto num for...
Documentário do Maringá Histórica mostra identidade visual
O primeiro grande documentário produzido pelo Maringá Histórica acaba de divulgar sua identidade visual, criada pelo artista Thomas Cosin.  "A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)" vai retratar histórias dos bastidores ...
Festival de Ilustração começa com ações online e exposição presencial
A primeira edição do Festival de Ilustração de Maringá (Fima) começa nesta segunda-feira (21) e segue até dia 26. A programação que estará disponível ao público em geral é composta por palestras, demonstração de processo criativo e exposições online e presencial...