Paraná lança programa de incentivo cultural voltado a projetos infantojuvenis

13 de Maio de 2021

Projetos voltados ao público infantojuvenil e aprovados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura poderão se inscrever na terceira edição do Programa de Incentivo Paraná Cultural

A Resolução N° 47/2021 SECC regulamenta a terceira edição do Programa de Incentivo Paraná Cultural. As inscrições devem ser feitas online, por meio do Sisprofice, a partir de terça-feira (11) até as 17h59 do dia 28 de junho.

Podem participar do programa pessoas físicas ou jurídicas, sediadas e/ou domiciliadas no Estado do Paraná há mais de 12 meses, com projetos culturais nas áreas de Artes Cênicas, Audiovisual, Música, Artes Visuais, Humanidades e Artes Integradas, que sejam voltados ao público de um a 14 anos.

O objetivo é proporcionar a crianças e adolescentes instrumentos para formação de plateia, destacar a convivência familiar e comunitária, contribuir com meios de socialização, ampliação de conhecimento, experimentação e ludicidade por meio da arte e da cultura.

O proponente terá de escolher entre duas modalidades para se inscrever, relacionadas ao seu município-sede: Capital do Estado ou municípios do Paraná (exceto Capital). Os projetos contemplados deverão prever estrutura e logística que garantam o cumprimento de medidas sanitárias em relação à pandemia da Covid-19, seguindo as especificidades e condições de cada município, considerando as medidas de isolamento social que estejam em vigor no momento da sua execução.

Cada candidato poderá inscrever apenas um projeto. O mesmo proponente que inscreveu o projeto na Lei Federal de Incentivo à Cultura deve ser o proponente a inscrever o projeto no Paraná Cultural. 

Projetos contemplados na edição de 2019 e 2020 do Programa de Incentivo – Paraná Cultural e das edições de 2014, 2017 e 2019 do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) não podem ser inscritos no Programa de Incentivo Paraná Cultural 2021.

FESTIVAIS E NATAL  Em 2021, o Paraná Cultural está dividido em três recortes. Além desse, voltado ao público infantojuvenil, será lançado um dedicado a projetos de festivais e outro para projetos especiais de Natal. Essas duas edições irão acontecer ao longo do ano e com critérios estabelecidos em resoluções próprias. Para saber mais, os interessados devem acompanhar as publicações da secretaria no SITE e nas redes sociais.

PARANÁ CULTURAL  O Programa destina recursos via incentivo fiscal de empresas públicas e/ou de economia mista estaduais a projetos culturais aprovados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Este é o terceiro ano do programa, que já destinou mais de R$ 5,2 milhões para projetos culturais no Estado. 

Serviço
Programa de Incentivo Paraná Cultural 2021 – Infantojuvenil
Inscrições de 11 de maio a 28 de junho
Informações: paranacultural@secc.pr.gov.br 

Fonte: AEN
Foto: Jordana Ferri/SECC

Você também pode gostar

42º Femucic abre inscrições
O mundo mudou e o Femucic – Mostra de Música Cidade Canção mostra sua resiliência ao migrar do palco para a internet. Realizada pelo Sesc PR e pela Prefeitura de Maringá, com o apoio da RPC, a 42ª edição do evento será realizada entre os dias 23 e 28 de agosto num for...
Documentário do Maringá Histórica mostra identidade visual
O primeiro grande documentário produzido pelo Maringá Histórica acaba de divulgar sua identidade visual, criada pelo artista Thomas Cosin.  "A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)" vai retratar histórias dos bastidores ...
Festival de Ilustração começa com ações online e exposição presencial
A primeira edição do Festival de Ilustração de Maringá (Fima) começa nesta segunda-feira (21) e segue até dia 26. A programação que estará disponível ao público em geral é composta por palestras, demonstração de processo criativo e exposições online e presencial...