Escala Cultural apresenta Negra Palavra - Solano Trindade

27 de Maio de 2021
Escala Cultural apresenta mais um espetáculo virtual pelo YouTube.  Agora é a vez de lembra a poesia de  Solano Trindade e a luta contra a opressão. 

A pandemia fez com que os grupos teatrais buscassem novas narrativas de audiovisual adaptadas para as plataformas online. Parte desses espetáculos estão sendo apresentados pelo Escala Cultural, projeto produzido com verba de incentivo à cultura via Prêmio Aniceto Matti. 

  Nesta semana teremos Negra Palavra - Solano Trindade  com o Coletivo Preto e a Companhia de Teatro Íntimo. A peça será transmitida neste sábado, as 20 horas, pelo canal da ‘2 Coelhos Comunicação e Cultura’  e também pela plataforma Zoom onde originalmente a produção é realizada. 
  
 Solano Trindade foi um poeta pernambucano reconhecido por uma vida de luta contra a opressão de negros e pobres e que completaria 111 anos neste ano. A peça teve temporadas de sucesso em teatros cariocas além das plataformas digitais em 2020 quando teve início a pandemia. 

Isso obrigou o grupo a repaginar o texto para a linguagem do formato online, onde permaneceu por cinco meses. Negra Palavra - Solano Trindade conta com dez atores  em cena, cada um de sua casa, ao vivo, pela plataforma Zoom. A produção garante que não há manipulação de imagens ou controle externo da exibição dos vídeos. Foram mais de três meses de trabalho.

O texto recupera a trajetória do ‘Poeta do Povo’ (como ficou conhecido)  e suas múltiplas vivências desde a infância em Pernambuco, passando pela sonoridade das feiras populares e a ancestralidade do maracatu. É um documento contra o que chamam de ‘apagamento histórico” de Solano Trindade. 

Renato Farias, roteirista e diretor do espetáculo, ressalta que as poesias de Solano são profundamente atuais. “Assim, buscamos entender como suas palavras reverberam nos atores hoje, para intuir uma projeção do poeta no futuro”. 

Serviço: 
Escala Cultural - “Negra Palavra - Solano Trindade” com Coletivo Preto e a Companhia de Teatro Íntimo
Duração: 45 min
Classificação: 12 anos

Produzido com verba de Incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n.º 10988/2019
Prêmio Aniceto Matti

Texto: Assessoria

Você também pode gostar

Exposição de artesanato tem peças com foco na identidade local
Nesta segunda-feira (20) tem início no CAC – Centro de Ação Cultural a exposição “Arte e Identidade do Artesanato de Maringá”, com curadoria de Isabel Bogoni e Firmino. São 57 peças feitas por 19 artesãos da cidade, resultado das etapas anteriores do projeto de me...
Jovens já estão participando das aulas de produção audiovisual do ‘Sobre Nós’
O projeto Sobre Nós – Cinema Social, realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoiado pelo Instituto Cultural Ingá (ICI), entrou em fase de execução. Jovens de 15 a 18 anos estão tendo aulas gratuitas de introdução à produção audiovisual, duas veze...
Programa Bolsa Qualificação abre inscrições
O Programa Bolsa Qualificação Cultural vai oferecer 12 mil vagas a profissionais da área da cultura do Paraná para um curso de qualificação de três meses. Por meio da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná, o curso será ministrado pela UEPG.   ...