Escala Cultural apresenta Negra Palavra - Solano Trindade

27 de Maio de 2021
Escala Cultural apresenta mais um espetáculo virtual pelo YouTube.  Agora é a vez de lembra a poesia de  Solano Trindade e a luta contra a opressão. 

A pandemia fez com que os grupos teatrais buscassem novas narrativas de audiovisual adaptadas para as plataformas online. Parte desses espetáculos estão sendo apresentados pelo Escala Cultural, projeto produzido com verba de incentivo à cultura via Prêmio Aniceto Matti. 

  Nesta semana teremos Negra Palavra - Solano Trindade  com o Coletivo Preto e a Companhia de Teatro Íntimo. A peça será transmitida neste sábado, as 20 horas, pelo canal da ‘2 Coelhos Comunicação e Cultura’  e também pela plataforma Zoom onde originalmente a produção é realizada. 
  
 Solano Trindade foi um poeta pernambucano reconhecido por uma vida de luta contra a opressão de negros e pobres e que completaria 111 anos neste ano. A peça teve temporadas de sucesso em teatros cariocas além das plataformas digitais em 2020 quando teve início a pandemia. 

Isso obrigou o grupo a repaginar o texto para a linguagem do formato online, onde permaneceu por cinco meses. Negra Palavra - Solano Trindade conta com dez atores  em cena, cada um de sua casa, ao vivo, pela plataforma Zoom. A produção garante que não há manipulação de imagens ou controle externo da exibição dos vídeos. Foram mais de três meses de trabalho.

O texto recupera a trajetória do ‘Poeta do Povo’ (como ficou conhecido)  e suas múltiplas vivências desde a infância em Pernambuco, passando pela sonoridade das feiras populares e a ancestralidade do maracatu. É um documento contra o que chamam de ‘apagamento histórico” de Solano Trindade. 

Renato Farias, roteirista e diretor do espetáculo, ressalta que as poesias de Solano são profundamente atuais. “Assim, buscamos entender como suas palavras reverberam nos atores hoje, para intuir uma projeção do poeta no futuro”. 

Serviço: 
Escala Cultural - “Negra Palavra - Solano Trindade” com Coletivo Preto e a Companhia de Teatro Íntimo
Duração: 45 min
Classificação: 12 anos

Produzido com verba de Incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n.º 10988/2019
Prêmio Aniceto Matti

Texto: Assessoria

Você também pode gostar

42º Femucic abre inscrições
O mundo mudou e o Femucic – Mostra de Música Cidade Canção mostra sua resiliência ao migrar do palco para a internet. Realizada pelo Sesc PR e pela Prefeitura de Maringá, com o apoio da RPC, a 42ª edição do evento será realizada entre os dias 23 e 28 de agosto num for...
Documentário do Maringá Histórica mostra identidade visual
O primeiro grande documentário produzido pelo Maringá Histórica acaba de divulgar sua identidade visual, criada pelo artista Thomas Cosin.  "A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)" vai retratar histórias dos bastidores ...
Festival de Ilustração começa com ações online e exposição presencial
A primeira edição do Festival de Ilustração de Maringá (Fima) começa nesta segunda-feira (21) e segue até dia 26. A programação que estará disponível ao público em geral é composta por palestras, demonstração de processo criativo e exposições online e presencial...