Festival de Ilustração de Maringá seleciona trabalho de desenhistas e ilustradores para exposição

31 de Maio de 2021

O mercado de ilustração e design tem crescido em Maringá nos últimos anos, é o que avalia o ilustrador Marcelo Goto. Segundo ele, há um aumento no surgimento de profissionais e muitas empresas contratando para a área.

“Percebo um crescimento do mercado de ilustração, tanto com empresas contratando, quanto o surgimento de novos ilustradores, com trabalhos muito interessantes. Muitos desses, ainda estudantes de Artes Visuais. E este mercado não se limita só à região. Grandes empresas, do mercado editorial e educacional, por exemplo, contratam ilustradores para projetos remotos”, disse.

Maringá terá a primeira edição do Festival de Ilustração de Maringá (Fima). Um evento online, voltado para o mercado de ilustração e design. Ocorrerá entre 21 e 26 de junho de 2021. Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente no site do evento. O prazo para inscrições de artistas maringaenses encerra dia 5 de junho. Para as demais atividades do Festival, as inscrições continuam após essa data.

Segundo Marcelo, organizador do evento, o objetivo do Fima é contribuir com a formação e capacitação de novos ilustradores. “O Fima foi idealizado em 2019. Queremos mostrar histórias de profissionais que já estão no mercado, apresentando dicas de como seguir na carreira, além de promover e dar visibilidade para a produção local”, explica.

O Fima terá palestras, workshops, análise de portfólio, demonstração de processo criativo e exposições. Além do aspecto artístico, a arte gráfica também fornece profissionais para a imprensa, publicidade, design, marketing, pintura, entre outros. O Fima foi contemplado no edital do Prêmio Aniceto Matti.

Para o presidente do Instituto Cultural Ingá (ICI), George Coelho, a ilustração está cada vez mais presente no campo de produtos inovadores, seja na área da tecnologia, audiovisual ou mesmo gráfica. “A ilustração representa uma fatia significativa da produção visual em nosso país. Entretanto, ela passa despercebida por integrar o nosso cotidiano, seja por ser um painel artístico, um infográfico, enfim. O Fima trabalhará este contexto de maneira adequada e funcional em nossa cidade”, ressaltou Coelho.

 

SERVIÇO:

Festival de Ilustração de Maringá (Fima)

-  21 a 26 de junho de 2021

- Inscrições no site do Fima

- Instagram: @festivalfima

Foto: Pixels/Ilustrativa

Você também pode gostar

42º Femucic abre inscrições
O mundo mudou e o Femucic – Mostra de Música Cidade Canção mostra sua resiliência ao migrar do palco para a internet. Realizada pelo Sesc PR e pela Prefeitura de Maringá, com o apoio da RPC, a 42ª edição do evento será realizada entre os dias 23 e 28 de agosto num for...
Documentário do Maringá Histórica mostra identidade visual
O primeiro grande documentário produzido pelo Maringá Histórica acaba de divulgar sua identidade visual, criada pelo artista Thomas Cosin.  "A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)" vai retratar histórias dos bastidores ...
Festival de Ilustração começa com ações online e exposição presencial
A primeira edição do Festival de Ilustração de Maringá (Fima) começa nesta segunda-feira (21) e segue até dia 26. A programação que estará disponível ao público em geral é composta por palestras, demonstração de processo criativo e exposições online e presencial...