ICI assume a presidência do Conselho Municipal de Políticas Culturais

10 de Junho de 2021

A 48ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) foi realizada na semana passada, quando foi eleita a nova diretoria do Conselho.

O novo presidente do Conselho é o consultor Sênior do Instituto Cultural Ingá (ICI), Alan Gaitarosso. Assumiu como vice-presidente do Conselho, Miguel Fernando, consultor Estratégico do ICI. Como primeira secretária foi eleita Susylene Oliveira e Erica Rosa assumiu como segunda secretária.

Manter o diálogo ativo com o poder público é uma das atribuições do Instituto Cultural Ingá como entidade de fomento e incentivo à Cultura.

“É uma honra e um desafio assumir a frente de um conselho tão engajado e preocupado com o desenvolvimento do setor cultural de Maringá. Esperamos conduzir essa gestão de forma democrática e que consigamos colaborar com a Secretaria de Cultura para potencializar o setor e fortalecer as ações de promoção e incentivo à Cultura”, disse Gaitarosso.

A Secretaria de Cultura abriu mão de integrar a diretoria do Conselho, formando assim uma gestão inteiramente conduzida pela sociedade civil. O secretário de Cultura, Victor Simião, disse durante o encontro que essa decisão foi motivada pelo interesse em efetivar a democracia. “Entendemos que esse gesto é importante. O Conselho nos ajuda a pautar e executar as políticas públicas. Então decidimos colocar na prática nosso discurso, reforçando o compromisso com a maior participação dos conselheiros”, destacou.

De acordo com o novo presidente do Conselho, a nova gestão vai estreitar o diálogo entre os artistas e o poder público, promovendo o debate construtivo na busca de soluções. Além disso, novas ações já estão em andamento para o desenvolvimento do setor cultural. “Já estamos no processo para fazer um mapeamento da Cultura em Maringá, o que com certeza vai contribuir e nortear ações mais efetivas para o setor”, adiantou Gaitarosso.

Você também pode gostar

42º Femucic abre inscrições
O mundo mudou e o Femucic – Mostra de Música Cidade Canção mostra sua resiliência ao migrar do palco para a internet. Realizada pelo Sesc PR e pela Prefeitura de Maringá, com o apoio da RPC, a 42ª edição do evento será realizada entre os dias 23 e 28 de agosto num for...
Documentário do Maringá Histórica mostra identidade visual
O primeiro grande documentário produzido pelo Maringá Histórica acaba de divulgar sua identidade visual, criada pelo artista Thomas Cosin.  "A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)" vai retratar histórias dos bastidores ...
Festival de Ilustração começa com ações online e exposição presencial
A primeira edição do Festival de Ilustração de Maringá (Fima) começa nesta segunda-feira (21) e segue até dia 26. A programação que estará disponível ao público em geral é composta por palestras, demonstração de processo criativo e exposições online e presencial...