Por que a prorrogação do Plano Nacional de Cultura é importante?

14 de Junho de 2021

Foi sancionada pelo presidente da república a Lei 14.156/2021, que prorroga para 12 anos a vigência do Plano Nacional de Cultura (PNC) até 2022.

O Plano Nacional de Cultura promove o desenvolvimento cultural do País e a produção, promoção e difusão de bens culturais. Traz também diretrizes, estratégias e objetivos que orientam o poder público na formulação de políticas culturais. A prorrogação do PNC é de fundamental importância para a continuidade da manutenção das produções culturais do país.

Segundo explica o consultor Estratégico do Instituto Cultural Ingá (ICI), Miguel Fernando, caso o Plano não fosse prorrogado, haveria dificuldade com a destinação de recursos para realização dos projetos.

“O financiamento de projetos por meio de recursos do Fundo Nacional da Cultura estão previstos no PNC. Por isso, a prorrogação do Plano garante ao setor cultural oportunidades para realização dos projetos por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura. Além disso, garante à sociedade o acesso à produções artísticas e culturais de qualidade, gratuitamente ou a preços populares, já que é uma contrapartida imposta pela Lei”, esclarece.

O Plano Nacional de Cultura está previsto na Constituição Federal e foi instituído em 2010 pela Lei 12.343/10 com duração de dez anos. 

O Instituto Cultural Ingá (ICI) é uma agência de fomento e incentivo à Cultura. Entre outras atribuições, o ICI apoia culturais e auxilia na captação de recursos para realização dos projetos por meio da Lei ou patrocínio direto. 

Imagem: Ilustrativa/Pixabay

Você também pode gostar

ICI 10 anos: O legado das presidências na construção do Instituto Cultural Ingá
O Instituto Cultural Ingá (ICI) foi fundado em 2011, dentro da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), para potencializar o setor cultural de Maringá e região. Ao longo desses 10 anos de Instituto, o trabalho árduo da equipe e diretoria aliado às parcerias ...
Inscrições abertas: Iberescena – Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas 2021/2022
Entre 21 de junho e 14 de outubro de 2021 ficam abertas as inscrições para o programa Iberescena – Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas 2021/2022. A Fundação Nacional de Artes – Funarte representa a iniciativa no Brasil.São três as linhas de apoio des...
Conselho Municipal de Políticas Culturais define instituição para mapeamento cultural de Maringá
O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) votou e definiu em reunião ordinária a instituição que será contratada para fazer o mapeamento e diagnóstico cultural de Maringá. A deliberação entre três propostas foi pelo Observatório das Metrópoles, da Univers...