Conselho Municipal de Políticas Culturais define instituição para mapeamento cultural de Maringá

13 de Julho de 2021

O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) votou e definiu em reunião ordinária a instituição que será contratada para fazer o mapeamento e diagnóstico cultural de Maringá.

A deliberação entre três propostas foi pelo Observatório das Metrópoles, da Universidade Estadual de Maringá.

O consultor Sênior do Instituto Cultural Ingá (ICI), Alan Gaitarosso, presidente do Conselho, explicou que o mapeamento tem o objetivo de levantar e cadastrar todos os espaços que comportem todos os tipos de atividades culturais da cidade, assim como catalogar os patrimônios materiais e imateriais de Maringá.

Além disso, o diagnóstico vai identificar as atividades culturais existentes no município por bairros e artistas, e levantar dados dos profissionais envolvidos com a cena artística e cultural na cidade.

“É uma necessidade antiga do setor que estamos trabalhando para pôr em prática em breve. Com esses dados estabelecidos, poderemos conhecer de fato o setor cultural de Maringá, desde os profissionais da área, os produtos e os espaços artísticos e, a partir daí, conseguiremos traçar melhores estratégias para impulsionar as ações culturais da cidade. Além disso, é benefício comum ter em mãos, de forma detalhada, informações sobre o que engloba a Cultura no município”, disse Gaitarosso.

Outra facilidade da contratação do Observatório das Metrópoles é que já há convênio entre município e UEM, o que agiliza o processo. O prazo estabelecido é de seis meses para finalização da contratação e início dos trabalhos.

O Instituto Cultural Ingá (ICI), como agência de fomento e incentivo à Cultura, reforça a importância do levantamento de dados acerca dos produtos culturais existentes na cidade.

“Quanto mais detalhadas forem as informações sobre todo o setor cultural, melhores podem ser nossas estratégias estabelecidas para o trabalho desenvolvido pelo ICI. Assim podemos contribuir ainda mais com o desenvolvimento sociocultural e econômico da cidade”, enfatizou o presidente do ICI, George Coelho. 


Foto: Arquivo/Prefeitura de Maringá

653 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Exposição 'Face Superfície' abre dia 19 com retratos bordados de artistas locais
Fica em cartaz entre os dias 19 de setembro e 18 de outubro a exposição “Face Superfície”, uma colaboração entre o fotógrafo de cena Renato Domingos, o artista multimídia Thiago Caleffi e a produtora cultural Rachel Coelho, da 2 Coelhos Comunicação e Cultura. A most...
Ruma Lab abre inscrições para 11 oficinas gratuitas
Estão abertas as inscrições para as 11 oficinas do Ruma Lab – Laboratório de Sobreposições das Artes Visuais, Design, Artes Gráficas e Audiovisual, projeto formativo inovador de Maringá. As oficinas acontecerão entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro, sempre de fo...
Peça de teatro sobre cooperativismo circula por seis cidades do Paraná
Depois de circular por dez cidades paranaenses em 2022, o espetáculo “Fuzuê”, da Forféu Atividades Artísticas, realiza uma nova circulação por mais seis cidades do Estado, começando por Astorga nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, na Casa da Cultura Centro Cultural E...