Conselho Municipal de Políticas Culturais define instituição para mapeamento cultural de Maringá

13 de Julho de 2021

O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) votou e definiu em reunião ordinária a instituição que será contratada para fazer o mapeamento e diagnóstico cultural de Maringá.

A deliberação entre três propostas foi pelo Observatório das Metrópoles, da Universidade Estadual de Maringá.

O consultor Sênior do Instituto Cultural Ingá (ICI), Alan Gaitarosso, presidente do Conselho, explicou que o mapeamento tem o objetivo de levantar e cadastrar todos os espaços que comportem todos os tipos de atividades culturais da cidade, assim como catalogar os patrimônios materiais e imateriais de Maringá.

Além disso, o diagnóstico vai identificar as atividades culturais existentes no município por bairros e artistas, e levantar dados dos profissionais envolvidos com a cena artística e cultural na cidade.

“É uma necessidade antiga do setor que estamos trabalhando para pôr em prática em breve. Com esses dados estabelecidos, poderemos conhecer de fato o setor cultural de Maringá, desde os profissionais da área, os produtos e os espaços artísticos e, a partir daí, conseguiremos traçar melhores estratégias para impulsionar as ações culturais da cidade. Além disso, é benefício comum ter em mãos, de forma detalhada, informações sobre o que engloba a Cultura no município”, disse Gaitarosso.

Outra facilidade da contratação do Observatório das Metrópoles é que já há convênio entre município e UEM, o que agiliza o processo. O prazo estabelecido é de seis meses para finalização da contratação e início dos trabalhos.

O Instituto Cultural Ingá (ICI), como agência de fomento e incentivo à Cultura, reforça a importância do levantamento de dados acerca dos produtos culturais existentes na cidade.

“Quanto mais detalhadas forem as informações sobre todo o setor cultural, melhores podem ser nossas estratégias estabelecidas para o trabalho desenvolvido pelo ICI. Assim podemos contribuir ainda mais com o desenvolvimento sociocultural e econômico da cidade”, enfatizou o presidente do ICI, George Coelho. 


Foto: Arquivo/Prefeitura de Maringá

670 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...
Evento de Halloween anima o Parque do Japão no dia 25
No dia 25 de outubro, a partir das 19h, a Cross Guild Produções realiza a Cosparty Halloween Edition, um evento que promete uma noite repleta de experiências imersivas, atividades lúdicas, performances, música e muita diversão no clima sombrio e divertido do Halloween.&nbs...