ICI 10 anos: O legado das presidências na construção do Instituto Cultural Ingá

19 de Julho de 2021

O Instituto Cultural Ingá (ICI) foi fundado em 2011, dentro da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), para potencializar o setor cultural de Maringá e região. Ao longo desses 10 anos de Instituto, o trabalho árduo da equipe e diretoria aliado às parcerias e incentivo das empresas foi fundamental para a construção do ICI. Muito disso se deve ao trabalho desempenhado pelas presidências que tomaram frente e se moveram, dentro de suas articulações, para promover e impulsionar o ICI e a cultura local.

O primeiro presidente do ICI foi Orlando Chiqueto Rodrigues, convidado pelo então presidente da ACIM, Adilson Emir Santos, para assumir a presidência e desbravar os desafios da primeira agência de fomento e incentivo à Cultura do País, no formato como se constituiu o Instituto Cultural Ingá. Chiqueto havia feito um excelente trabalho na presidência do Sincontábil (Sindicato dos Contabilistas de Maringá) e não fez diferente nos dois mandatos e meio em que ficou à frente do ICI. 

O segundo presidente do ICI foi Jair Ferrari. Muito influente no setor do agronegócio, Ferrari foi um grande defensor da Renúncia Fiscal e agregou ao Instituto muitas empresas patrocinadoras. Durante o ano em que Jair Ferrari que esteve na presidência, o ICI vivenciou um grande crescimento e foi se consolidando com prestígio na cidade.

Na sequência, assumiu a presidência o publicitário Eduardo Peinado. No biênio em que esteve à frente do ICI, Peinado foi peça fundamental no desenvolvimento da imagem do Instituto, principalmente na articulação com os veículos de comunicação de Maringá.

Atualmente está na presidência do ICI o empresário George Coelho, que mantém o patamar do legado deixado por cada presidente na construção do ICI. Empresário do setor da saúde ocupacional, o líder da atual gestão já carrega os recordes de captação de recursos da história da entidade.

Os mandatos do ICI são executados em biênios, sendo que cada presidente tem direito a apenas uma reeleição. Além da presença de um Conselho Fiscal presente, essa estrutura garante a oxigenação, a transparência e a participação de líderes empresariais de diferentes setores, mantendo as artes e a cultura como o centro dos debates no desenvolvimento social e econômico de Maringá. 

ASCOM ICI
759 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Ruma Lab abre inscrições para 11 oficinas gratuitas
Estão abertas as inscrições para as 11 oficinas do Ruma Lab – Laboratório de Sobreposições das Artes Visuais, Design, Artes Gráficas e Audiovisual, projeto formativo inovador de Maringá. As oficinas acontecerão entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro, sempre de fo...
Peça de teatro sobre cooperativismo circula por seis cidades do Paraná
Depois de circular por dez cidades paranaenses em 2022, o espetáculo “Fuzuê”, da Forféu Atividades Artísticas, realiza uma nova circulação por mais seis cidades do Estado, começando por Astorga nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, na Casa da Cultura Centro Cultural E...
Encontro com empresários reúne debate sobre cultura e renúncia fiscal
Na manhã de hoje, o Instituto Cultural Ingá promoveu um almoço com 30 grandes empresários de Maringá, potenciais patrocinadores via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), na sede da ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá.O encontro contou com o apoio ...