ICI 10 anos: O legado das presidências na construção do Instituto Cultural Ingá

19 de Julho de 2021

O Instituto Cultural Ingá (ICI) foi fundado em 2011, dentro da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), para potencializar o setor cultural de Maringá e região. Ao longo desses 10 anos de Instituto, o trabalho árduo da equipe e diretoria aliado às parcerias e incentivo das empresas foi fundamental para a construção do ICI. Muito disso se deve ao trabalho desempenhado pelas presidências que tomaram frente e se moveram, dentro de suas articulações, para promover e impulsionar o ICI e a cultura local.

O primeiro presidente do ICI foi Orlando Chiqueto Rodrigues, convidado pelo então presidente da ACIM, Adilson Emir Santos, para assumir a presidência e desbravar os desafios da primeira agência de fomento e incentivo à Cultura do País, no formato como se constituiu o Instituto Cultural Ingá. Chiqueto havia feito um excelente trabalho na presidência do Sincontábil (Sindicato dos Contabilistas de Maringá) e não fez diferente nos dois mandatos e meio em que ficou à frente do ICI. 

O segundo presidente do ICI foi Jair Ferrari. Muito influente no setor do agronegócio, Ferrari foi um grande defensor da Renúncia Fiscal e agregou ao Instituto muitas empresas patrocinadoras. Durante o ano em que Jair Ferrari que esteve na presidência, o ICI vivenciou um grande crescimento e foi se consolidando com prestígio na cidade.

Na sequência, assumiu a presidência o publicitário Eduardo Peinado. No biênio em que esteve à frente do ICI, Peinado foi peça fundamental no desenvolvimento da imagem do Instituto, principalmente na articulação com os veículos de comunicação de Maringá.

Atualmente está na presidência do ICI o empresário George Coelho, que mantém o patamar do legado deixado por cada presidente na construção do ICI. Empresário do setor da saúde ocupacional, o líder da atual gestão já carrega os recordes de captação de recursos da história da entidade.

Os mandatos do ICI são executados em biênios, sendo que cada presidente tem direito a apenas uma reeleição. Além da presença de um Conselho Fiscal presente, essa estrutura garante a oxigenação, a transparência e a participação de líderes empresariais de diferentes setores, mantendo as artes e a cultura como o centro dos debates no desenvolvimento social e econômico de Maringá. 

ASCOM ICI
778 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Espetáculo “Ritornelo” transforma lixo em música e promove oficinas de inclusão cultural em Maringá
O grupo Batucar estreia seu terceiro espetáculo cênico-musical, “Ritornelo”, com seis apresentações gratuitas nos dias 3, 4, 15 e 16 de novembro, em dois teatros da cidade. A proposta da montagem é transformar materiais recicláveis em instrumentos de percussão e, a pa...
Ás de Paus chega a Maringá com espetáculos gratuitos
O premiado grupo teatral de Londrina “Núcleo Ás de Paus”, conhecido por sua atuação marcante sobre pernas de pau, desembarca em Maringá neste fim de semana para apresentar gratuitamente três espetáculos na sexta-feira (31), sábado (01) e domingo (02), na Vila Olímpi...
Evento de Halloween anima o Parque do Japão no dia 25
No dia 25 de outubro, a partir das 19h, a Cross Guild Produções realiza a Cosparty Halloween Edition, um evento que promete uma noite repleta de experiências imersivas, atividades lúdicas, performances, música e muita diversão no clima sombrio e divertido do Halloween.&nbs...