Conheça os novos projetos apoiados pelo Instituto Cultural Ingá

28 de Julho de 2021

O Instituto Cultural Ingá (ICI) tem atualmente cinco projetos culturais no status de captação de recursos. São projetos de segmentos diferentes, do literário ao audiovisual e teatral. As obras são financiadas por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura.

Veja a lista:

CRÔNICAS DA HORA MORTA – LIVRO 1 - É o terceiro livro do escritor Eliton Oliveira. O projeto prevê a distribuição gratuita de exemplares, também venda comercial em livrarias e workshops de escrita ficcional em 12 escolas da rede pública de ensino de Maringá e cidades da região. O objetivo é disseminar o hábito da leitura e despertar o interesse pelo universo literário na base da sociedade.

QUANDO O SILÊNCIO MATA! – É um documentário produzido pela Script Doctor Productions de média-metragem que compila depoimentos de mulheres vítimas de violência doméstica e tentativa de feminicídio, além de entrevistas com especialistas e fontes oficiais de informação sobre o assunto. O projeto fará 20 exibições gratuitas do filme e quatro palestras. O intuito é trazer à tona, por meio artístico, a importância do debate desse tema e dar luz a seriedade desses crimes.

SHERER: DO NAZISMO À TERRA VERMELHA – É um produto audiovisual de média-metragem, produzido pelo Maringá Histórica, que vai tratar da vida do padre Emílio Clement Scherer que, fugindo da Alemanha nazista chegou ao Noroeste do Paraná em 1930. E no vilarejo chamado Maringá, ele edificou fazenda, olaria e a primeira capela. O filme será construído com entrevistas de historiadores, antigos moradores e levantamentos históricos de fotografias e textos, inclusive internacionais. Haverá também palestras em escolas sobre o tema.

TRIBUTO AO ROCK PROGRESSIVO – Com o objetivo de resgatar esse estilo musical que mistura rock e sinfônica, a população poderá desfrutar de apresentações gratuitas. O projeto é idealizado por Ronaldo Gravino e Graziani Moraes. Haverá também palestras-show em escolas públicas como contrapartida social, de forma gratuita. Apresentações também serão realizadas em Maringá e Londrina. Em Maringá, haverá a gravação de um DVD para registro do projeto.

MERKHAB – É um projeto da Associação Cultural Lirius que visa viabilizar a Programação Cultural do Espaço Merkhab, voltado para a capacitação e treinamento de profissionais das artes cênicas. O intuito é promover cursos e oficinas para todos as áreas envolvidas no segmento. O projeto prevê também a reforma e ampliação da estrutura do espaço. Serão 20 oficinas, 15 palestras e 10 cursos.

“Como Agência de fomento e incentivo à Cultura, o ICI apoia sempre projetos artísticos e culturais que gerem criticidade e impulsione o setor. São projetos autênticos e funcionais, que vão contribuir muito para o desenvolvimento sociocultural e econômico de Maringá e região”, afirmou o presidente do ICI, George Coelho. 

Você também pode gostar

Oportunidade: Edital para produção cinematográfica
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) publicaram o primeiro edital de 2022 para produção cinematográfica, após renovação de contrato com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), até 2026. As inscrições come...
Ancine anuncia edital do FSA para Novos Realizadores
A Diretoria Colegiada da ANCINE aprovou o lançamento de novo edital voltado a produtoras e realizadores iniciantes, no valor de R$ 35 milhões. Acesse aqui o edital de Novos Realizadores. O objetivo é investir em obras audiovisuais que favoreçam a inserção de novo...
Guia orienta sobre a gestão coletiva de direitos autorais
O que são direitos autorais? O que é gestão coletiva de direitos autorais e como ela funciona no Brasil? Qual a função do Ecad? Que papel o governo federal desempenha na questão? Para obter a resposta dessas e de outras questões semelhantes, a partir de agora, basta acess...