Renúncia fiscal: investimento direto na Cultura e na economia local

06 de Outubro de 2021

Por meio da renúncia fiscal, a empresa que se enquadra no Lucro Real, pode abater até 4% do Imposto de Renda devido ao governo e direcionar esse percentual diretamente a projetos culturais locais. É a Lei de Incentivo à Cultura – Lei Federal nº 8.313/91.

Com isso, parte do recurso que seria enviado ao Governo Federal, para então ser repassado aos municípios, é diretamente injetado na economia da cidade, já que a execução de um projeto cultural impacta direta e indiretamente vários segmentos da economia, gera emprego e renda, além de promover o desenvolvimento sociocultural.

Os projetos podem ser nos mais variados segmentos da Cultura: audiovisual, literatura, teatro, dança, música, etc.

De acordo com o presidente do ICI, George Coelho, é fundamental que os recursos da cidade fiquem na cidade.

“Empresários se mobilizam para que seus negócios continuem fortalecidos, moram aqui, contratam aqui, então o dinheiro não pode sair daqui para ser depositado em ações que nada refletem na economia local. Os impostos de uma empresa maringaense devem fomentar projetos de Maringá. Com isso, ganha o produtor cultural, ganha o apoiador e ganham os maringaenses, que terão mais opções à disposição e mais acesso à cultura”.

Critérios

Para que um projeto possa receber recursos por meio da Lei, primeiramente é preciso ser submetido à análise da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. A inscrição de um projeto na Lei de Incentivo à Cultura é feita pelo Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic).

Para ser aprovado, o projeto passa obrigatoriamente pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que analisa os projetos que pleiteiam o benefício da Lei e emite parecer favorável ou contrário.

ICI como facilitador

O Instituto Cultural Ingá (ICI), como agência de fomento e incentivo à Cultura,  atua como uma ponte entre produtor cultural e empresa nesse processo.

O ICI, por trabalhar com produtores culturais locais e conhecer o setor, auxilia a empresa no processo de escolha do projeto que mais se relacione com a sua missão e visão, além de oferecer também suporte e consultorias gratuitas às empresas nos processos burocráticos.

Ao final do processo, o ICI dá à empresa o selo “Empresa Amiga da Cultura”, que pode ser adicionada aos materiais institucionais, balanços sociais e de marketing, agregando valor à marca.

 

Saiba mais, entre em contato com o ICI:

www.icimaringa.com.br

(44) 3025-9595 | (44) 3025-9625

570 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Projeto Conversa entre tambores é finalizado com vídeo documental
O projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, foi finalizado com a publicação de um vídeo documental sobre as ações promovidas desde fevereiro em Maringá. Com coordenação de Rosangela Kimura, gestora do Mem...
Espetáculo de teatro para as infâncias estreia em Maringá
No dia 13 de junho, às 15h no Teatro Reviver Magó,  estreia em Maringá o espetáculo para as infâncias “Onde encontro um lugar”, dirigido por Fernando Ponce, com Bárbara Bittencourt e Leonardo Fabiano em cena. Livremente inspirado no livro “O Menino, a Toupe...
Documentário sobre o hip-hop em Sarandi está disponível no YouTube
O documentário “No ritmo das ruas - O Hip-Hop em Sarandi” já está disponível no YouTube, com legendas e audiodescrição. Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e dirigido por Ana Rodes (Brisadiana), o filme teve dois lançamentos presenciais, nos dias 27 de abril...