Documentário sobre história política de Maringá será lançado dia 14

28 de Novembro de 2021
O documentário de média metragem “A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)”, projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com pesquisa e direção geral de Miguel Fernando e produção do Maringá Histórica e Cosmos Filmes, terá um pré-lançamento no dia 14, no Cineflix do Maringá Park Shopping. A partir do dia 15 o filme fica disponível para todos os públicos no canal do Maringá Histórica, no YouTube. 

A proposta original de trazer conteúdo inédito sobre a história política local foi realizada com sucesso. Apesar de ter muitos livros publicados sobre o assunto, ainda não existia um documentário acessível sobre isso e além de preencher essa lacuna, o documentário também traz à tona imagens ainda não divulgadas. O filme aborda, por exemplo, uma CPI que o prefeito Silvio Barros sofreu na década de 1970, quando tentou utilizar recursos públicos para uma reforma em sua residência. Também traz novidades sobre outros prefeitos, como João Paulino e Adriano Valente, além dos embates que quase resultaram em mortes nas duas primeiras gestões do Executivo Municipal.

“Temos muito conteúdo inédito e raríssimo sendo trazido pelo documentário, especialmente, em vídeos. Escolher essas imagens foi um desafio, pois é um processo minucioso e, praticamente, 100% artesanal, mas sem dúvidas o resultado ficou muito satisfatório”, comenta Miguel Fernando, que está debruçado sobre este projeto desde abril. 

Foram captados 23 depoimentos de funcionários públicos aposentados, personalidades locais, familiares dos prefeitos, historiadores, pesquisadores e, entre eles, o do jornalista Verdelírio Barbosa, falecido recentemente, poucos meses depois de sua (provavelmente última) entrevista. Por conta da pandemia e a fim de garantir a segurança dos envolvidos na produção, todas as medidas estabelecidas pelos protocolos de saúde foram cumpridas.  

“Focamos nos principais eventos que se deram no recorte temporal de 1947 a 1988, dando início junto aos primeiros vereadores eleitos quando Maringá ainda era distrito de Mandaguari, as principais conquistas e conflitos, e encerramos com a primeira gestão de Said Felício Ferreira, quando foi dado início ao projeto que depois ficaria conhecido como o Novo Centro. Ou seja, saímos do Maringá Velho, passamos pelo Maringá Novo e encerramos com a ideia de futuro, com o Novo Centro”, conta o diretor. 

O documentário, que terá 69 minutos, será acessível a todos os públicos, pois conta com audiodescrição e libras. O trailer será veiculado no início de dezembro. 

Serviço 
“A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)”

Pré-lançamento 
Dia: 14/12
Horário: 19h30
Local: Cineflix Maringá Park
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfY4JsTNYYEEkXWianw5euWASH7qP5AIz9-apQb-T-VBn04IA/viewform 

Lançamento oficial 
Dia 15/12
Horário: 19h
Onde assistir: https://www.youtube.com/user/maringahistorica 

Ficha técnica 
APRESENTAÇÃO: Miguel Fernando
PRODUÇÃO: Maringá Histórica & Cosmos Filmes
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Felipe Cosmos
DESIGN GRÁFIC: Thomas Cosin
DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Robson Jardim
SOM DIRETO: Maycon Quiozini
DECUPAGEM: Eliton Oliveira
TRILHA SONORA: Stone Ferrari
PESQUISA E ROTEIRO: Miguel Fernando
IMAGENS: Maycon Quiozini / Robson Jardim e Eduardo Perenha
EDIÇÃO & ANIMAÇÕES: Peterson Andrade
COLORIZAÇÃO & FINALIZAÇÃO: Felipe Cosmos
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Rachel Coelho / 2 Coelhos Comunicação e Cultura
DIREÇÃO: Miguel Fernando 

Lei Federal de Incentivo à Cultura
Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá
Patrocínio: Arilu, Crivialli, FA Maringá, Fertipar, Fortgreen, Lowçucar, Mc Donalds, Rivesa, Unicesumar e Unimed. 
Realização: Maringá Histórica, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Pátria Amada Brasil – Governo Federal.

Você também pode gostar

Oportunidade: Edital para produção cinematográfica
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) publicaram o primeiro edital de 2022 para produção cinematográfica, após renovação de contrato com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), até 2026. As inscrições come...
Ancine anuncia edital do FSA para Novos Realizadores
A Diretoria Colegiada da ANCINE aprovou o lançamento de novo edital voltado a produtoras e realizadores iniciantes, no valor de R$ 35 milhões. Acesse aqui o edital de Novos Realizadores. O objetivo é investir em obras audiovisuais que favoreçam a inserção de novo...
Guia orienta sobre a gestão coletiva de direitos autorais
O que são direitos autorais? O que é gestão coletiva de direitos autorais e como ela funciona no Brasil? Qual a função do Ecad? Que papel o governo federal desempenha na questão? Para obter a resposta dessas e de outras questões semelhantes, a partir de agora, basta acess...