Auto de Natal traz a simplicidade da Zona Rural de Maringá e um grande presépio

10 de Dezembro de 2021
Encenado pela Associação Lírius, o Auto de Natal já se tornou tradição. O espetáculo foi encenado na cidade pela primeira vez em 2013, quando o sonho se tornou realidade. De lá pra cá houve muito aprimoramento, desde seu cenário até mesmo o presépio, que passou a ser o oficial do Município em 2017, quando o espetáculo foi integrado ao Maringá Encantada, projeto de natal da cidade. 

Para este ano o público já pode visitar o presépio gigante, que está instalado na praça da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. “Intitulado o ‘Grande Presépio’, as pessoas vão se impressionar com o tamanho dos personagens”, revela o diretor artístico e presidente da Lírius, o diácono Anselmo Frugério. “São dois anjos laterais anunciando a chegada do menino Jesus, enquanto que, ao centro, os três reis magos vão ao encontro do filho de Maria e José”, destaca o diácono. 

As figuras, que possuem 4 metros de altura, compõem um cenário que transporta o espectador a um mundo antigo, com mais de 2 mil anos de idade. Além do presépio, a Associação Lírius também encenará, em outro palco, o Auto de Natal. 

Sempre às 20h, as apresentações acontecem gratuitamente nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, na mesma praça. E visando democratizar a participação de diversos público, o espetáculo contará com medidas de acessibilidade, entre elas, Libras e espaços para deficientes físicos e pessoas da terceira idade. 

Quanto ao enredo, ele se passa na Zona Rural de Maringá de décadas atrás. Com simplicidade e sabedoria, um avô conta aos seus netos como teria ocorrido o nascimento do menino Jesus. Para essa finalidade, utiliza elementos do cotidiano da roça: tulha de café, enxada, uma bicicleta, enfim. “Trata-se de uma forma de também nos conectarmos com a identidade regional para contar uma história global”, conta o diretor artístico. 

George Coelho, presidente do Instituto Cultural Ingá (ICI), destaca a importância deste tradicional projeto. “Com o presépio e o Auto de Natal, Maringá se posiciona como um grande destino de turistas durante o período natalino”. E complementa, “o ICI atua como agência de fomento e incentivo à Cultura e apoia projetos que potencializam o setor em Maringá, como o Auto de Natal". 
594 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Projeto Conversa entre tambores é finalizado com vídeo documental
O projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, foi finalizado com a publicação de um vídeo documental sobre as ações promovidas desde fevereiro em Maringá. Com coordenação de Rosangela Kimura, gestora do Mem...
Espetáculo de teatro para as infâncias estreia em Maringá
No dia 13 de junho, às 15h no Teatro Reviver Magó,  estreia em Maringá o espetáculo para as infâncias “Onde encontro um lugar”, dirigido por Fernando Ponce, com Bárbara Bittencourt e Leonardo Fabiano em cena. Livremente inspirado no livro “O Menino, a Toupe...
Documentário sobre o hip-hop em Sarandi está disponível no YouTube
O documentário “No ritmo das ruas - O Hip-Hop em Sarandi” já está disponível no YouTube, com legendas e audiodescrição. Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e dirigido por Ana Rodes (Brisadiana), o filme teve dois lançamentos presenciais, nos dias 27 de abril...