Auto de Natal traz a simplicidade da Zona Rural de Maringá e um grande presépio

10 de Dezembro de 2021
Encenado pela Associação Lírius, o Auto de Natal já se tornou tradição. O espetáculo foi encenado na cidade pela primeira vez em 2013, quando o sonho se tornou realidade. De lá pra cá houve muito aprimoramento, desde seu cenário até mesmo o presépio, que passou a ser o oficial do Município em 2017, quando o espetáculo foi integrado ao Maringá Encantada, projeto de natal da cidade. 

Para este ano o público já pode visitar o presépio gigante, que está instalado na praça da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. “Intitulado o ‘Grande Presépio’, as pessoas vão se impressionar com o tamanho dos personagens”, revela o diretor artístico e presidente da Lírius, o diácono Anselmo Frugério. “São dois anjos laterais anunciando a chegada do menino Jesus, enquanto que, ao centro, os três reis magos vão ao encontro do filho de Maria e José”, destaca o diácono. 

As figuras, que possuem 4 metros de altura, compõem um cenário que transporta o espectador a um mundo antigo, com mais de 2 mil anos de idade. Além do presépio, a Associação Lírius também encenará, em outro palco, o Auto de Natal. 

Sempre às 20h, as apresentações acontecem gratuitamente nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, na mesma praça. E visando democratizar a participação de diversos público, o espetáculo contará com medidas de acessibilidade, entre elas, Libras e espaços para deficientes físicos e pessoas da terceira idade. 

Quanto ao enredo, ele se passa na Zona Rural de Maringá de décadas atrás. Com simplicidade e sabedoria, um avô conta aos seus netos como teria ocorrido o nascimento do menino Jesus. Para essa finalidade, utiliza elementos do cotidiano da roça: tulha de café, enxada, uma bicicleta, enfim. “Trata-se de uma forma de também nos conectarmos com a identidade regional para contar uma história global”, conta o diretor artístico. 

George Coelho, presidente do Instituto Cultural Ingá (ICI), destaca a importância deste tradicional projeto. “Com o presépio e o Auto de Natal, Maringá se posiciona como um grande destino de turistas durante o período natalino”. E complementa, “o ICI atua como agência de fomento e incentivo à Cultura e apoia projetos que potencializam o setor em Maringá, como o Auto de Natal". 

Você também pode gostar

Oportunidade: Edital para produção cinematográfica
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) publicaram o primeiro edital de 2022 para produção cinematográfica, após renovação de contrato com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), até 2026. As inscrições come...
Ancine anuncia edital do FSA para Novos Realizadores
A Diretoria Colegiada da ANCINE aprovou o lançamento de novo edital voltado a produtoras e realizadores iniciantes, no valor de R$ 35 milhões. Acesse aqui o edital de Novos Realizadores. O objetivo é investir em obras audiovisuais que favoreçam a inserção de novo...
Guia orienta sobre a gestão coletiva de direitos autorais
O que são direitos autorais? O que é gestão coletiva de direitos autorais e como ela funciona no Brasil? Qual a função do Ecad? Que papel o governo federal desempenha na questão? Para obter a resposta dessas e de outras questões semelhantes, a partir de agora, basta acess...