Auto de Natal traz a simplicidade da Zona Rural de Maringá e um grande presépio

10 de Dezembro de 2021
Encenado pela Associação Lírius, o Auto de Natal já se tornou tradição. O espetáculo foi encenado na cidade pela primeira vez em 2013, quando o sonho se tornou realidade. De lá pra cá houve muito aprimoramento, desde seu cenário até mesmo o presépio, que passou a ser o oficial do Município em 2017, quando o espetáculo foi integrado ao Maringá Encantada, projeto de natal da cidade. 

Para este ano o público já pode visitar o presépio gigante, que está instalado na praça da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. “Intitulado o ‘Grande Presépio’, as pessoas vão se impressionar com o tamanho dos personagens”, revela o diretor artístico e presidente da Lírius, o diácono Anselmo Frugério. “São dois anjos laterais anunciando a chegada do menino Jesus, enquanto que, ao centro, os três reis magos vão ao encontro do filho de Maria e José”, destaca o diácono. 

As figuras, que possuem 4 metros de altura, compõem um cenário que transporta o espectador a um mundo antigo, com mais de 2 mil anos de idade. Além do presépio, a Associação Lírius também encenará, em outro palco, o Auto de Natal. 

Sempre às 20h, as apresentações acontecem gratuitamente nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, na mesma praça. E visando democratizar a participação de diversos público, o espetáculo contará com medidas de acessibilidade, entre elas, Libras e espaços para deficientes físicos e pessoas da terceira idade. 

Quanto ao enredo, ele se passa na Zona Rural de Maringá de décadas atrás. Com simplicidade e sabedoria, um avô conta aos seus netos como teria ocorrido o nascimento do menino Jesus. Para essa finalidade, utiliza elementos do cotidiano da roça: tulha de café, enxada, uma bicicleta, enfim. “Trata-se de uma forma de também nos conectarmos com a identidade regional para contar uma história global”, conta o diretor artístico. 

George Coelho, presidente do Instituto Cultural Ingá (ICI), destaca a importância deste tradicional projeto. “Com o presépio e o Auto de Natal, Maringá se posiciona como um grande destino de turistas durante o período natalino”. E complementa, “o ICI atua como agência de fomento e incentivo à Cultura e apoia projetos que potencializam o setor em Maringá, como o Auto de Natal". 
530 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Usina Santa Terezinha lança 2º Chamamento UST Cultural para apoiar projetos via Lei de Incentivo à Cultura
A Usina Santa Terezinha anuncia o lançamento do 2º Chamamento UST Cultural, iniciativa que visa selecionar projetos culturais aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura para receber aportes financeiros via renúncia fiscal. A ação, realizada em parceria com o Instituto...
Convite - 2º Chamamento UST Cultural!
Usina Santa Terezinha lança 2º Chamamento UST Cultural em parceria com o Instituto Cultural Ingá A Usina Santa Terezinha, em parceria com o Instituto Cultural Ingá, realizará na próxima quarta-feira, dia 21 de maio de 2025, o lançamento do 2º Chamamento UST Cultural. O ...
Empresas que investem na cultura são reconhecidas pelo ICI
Empresas que investem na cultura são reconhecidas pelo ICIMais uma vez o Instituto Cultural Ingá (ICI) reconheceu as empresas que investem na cultura local É o sexto ano que a entidade presta homenagem a empresas que fizeram renúncia fiscal no ano anterior em prol da área. ...