O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) publicaram o primeiro edital de 2022 para produção cinematográfica, após renovação de contrato com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), até 2026. As inscrições começam em 14 de março e se estendem até 13 de maio.
O edital é destinado à seleção, em regime de concurso público, com propostas de novos realizadores de produção independente de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem de ficção, documentário e animação. O propósito inicial é o mercado de salas de exibição, apresentadas por meio de produtoras brasileiras independentes
Um comitê avalia tecnicamente as propostas, de acordo com os critérios estabelecidos pela agência de cinema e o BRDE operacionaliza os recursos do FSA para os projetos aprovados pela Ancine.
De 2013 a 2021, foram firmados 4.167 contratos no valor total de R$ 2,86 bilhões. Só em 2021 foram 551 contratos que abrangeram 25 estados, somando R$ 407 milhões.
De acordo com a Ancine, o objetivo é investir em obras audiovisuais, a fim de contribuir para a expansão da participação do filme brasileiro no mercado de salas de exibição.
Confira a íntegra do edital no link Novos Realizadores 2022.
Fonte: AEN
Imagem: Ilustrativa/Pixabay