O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou, em março, um projeto ainda pouco comentado no cenário cultural: Programa Matchfunding de Cultura BNDES.
A ação prevê que a cada R$ 1 captado por projeto o banco investirá R$ 2, limitado ao valor máximo de R$ 300 mil por projeto. A iniciativa é realizada pela Benfeitoria, empresa que opera uma das principais plataformas de crowdfunding no país, e Sitawi – Finanças do Bem, organização da sociedade civil que atua no campo das finanças sociais, e é coidealizado pelo Museu Vivo.
O matchfunding é um modelo de Crowdfunding, ou seja, de financiamento coletivo, em que ocorre a participação de uma empresa ou instituição. A iniciativa do BNDES é inovadora no setor público para apoio a projetos culturais de patrimônio material e imaterial. Cada projeto apoiado poderá ter valor entre R$ 30 mil e R$ 300 mil.
A expectativa é que sejam apoiados até 80 projetos selecionados ao longo de 2019 e 2020 por meio de edital. As inscrições, para seleção 2020, de projetos de Patrimônio Cultural (material ou imateriais), podem ser realizadas pelo site da Benfeitoria até 10 de junho.