O Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) é um dos mais importantes editais do Paraná. No resultado da fase de Análise Prévia do edital nº 002/2019, divulgado nesta segunda-feira (16/03), 564 projetos foram aprovados, destes, oito são de Maringá. O chamamento foi publicado no Diário Oficial do Estado, pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC).
A Análise Prévia consiste na verificação do atendimento às exigências do edital com relação ao preenchimento correto do formulário e o envio da documentação obrigatória, bem como sua regularidade e a legitimidade do proponente. Os projetos que atenderam a todas as exigências são considerados aprovados e encaminhados para a etapa de Análise Técnica e de Mérito, realizada pelas Comissões Técnicas.
Para o consultor sênior do Instituto Cultural Ingá, Alan Gaitarosso, a expectativa é positiva para aprovação final dos produtores maringaenses. “Esperamos que estes projetos fiquem até a última fase, para que possamos ter mais produções executadas em Maringá. Além disso, se aprovados, os projetos, nesta modalidade de isenção, passam a ser mais uma opção de receita para produtores e artistas locais ”, afirma.
Não aprovados
O terceiro edital do Profice encerrou o período de envio de propostas com um total de 1027 projetos recebidos, nas 10 áreas artístico-culturais: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Livro e Leitura, Música, Ópera, Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares e Teatro.
Os proponentes não aprovados na Análise Prévia poderão apresentar recurso, via SisProfice, ao Secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura em um prazo de sete dias corridos, a contar da data de publicação do resultado dessa etapa. Após a análise dos recursos, a SECC publicará novamente o resultado no Diário Oficial do Estado e no portal da Cultura.