O documentário “O Silêncio das Rosas” trata sobre violência doméstica e feminicidio. É um projeto financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com fomento do Instituto Cultural Ingá (ICI). Serão três exibições em Maringá, no Centro de Ação Cultural (CAC). As sessões serão realizadas nos dias 27, 28 de junho e 1º de julho, sempre às 19h30. A entrada é gratuita.
O filme, inteiramente filmado em Maringá, traz 21 entrevistas. Entre os entrevistados, mulheres vítimas de violência - que contam abertamente histórias de dor e sofrimentos -, parentes de vítimas de feminicidio, além de profissionais das áreas jurídica, psicológica, médica, policial, entre outras, que dão embasamento técnico ao assunto.
Os casos de feminicidio de Tatiane Spitzner, de Guarapuava, e de Renata Mugiatti, de Curitiba, são esmiuçados por advogados e familiares. O documentário traz também cenas dramatizadas de situações relatadas pelos entrevistados. O documentário é uma produção da Script Doctor Productions e foi escrito e dirigido por Eliton Oliveira A produção é de Carol Morais e Eliton Oliveira. Direção de fotografia, Ricardo Rheingantz.
“O feminicídio e a violência contra a mulher precisam ser amplamente discutidos em todas as rodas de conversa e pela mídia. Vivemos uma pandemia de violência contra a mulher”, afirma o diretor Eliton Oliveira.
De acordo com o presidente do ICI, George Coelho, é importante reforçar o debate sobre o tema. “Precisamos trazer também à tona assuntos delicados que possam promover mudança de mentalidade e gerar criticidade”, diz.
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Apoio: Valorem e Arilu.
Patrocínio: Fortgreen, Rivesa, Fertipar, F.A. Colchões, Lowçúcar,
Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá (ICI).
Realização: Script Doctor Productions, Ministério do Turismo, Governo Federal - Pátria Amada Brasil
Serviço Documentário “O Silêncio das Rosas”. Quando: 27 e 28/06 e 1º/07, às 19h30. Onde: CAC (Av. XV de Novembro, 514 - Zona 01, Maringá - PR). Entrada gratuita.