O Estado do Paraná ficou em destaque no Mapeamento da Indústria Criativa, feito pela Firjan, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O levantamento foi divulgado na semana passada.
Os seis estados com maior número de vínculos na área de Mídia foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Esses seis estados representam cerca de 66,8% de todos os vínculos da área de Mídia no Brasil. De acordo com o estudo, isso deve-se principalmente a concentração populacional nas regiões Sul e Sudeste do país.
Considerando a Indústria Criativa nacional, a área de Mídia representa 9,1% de todos os vínculos empregatícios. Em se tratando dos vínculos associados ao núcleo criativo, o Paraná figura com o melhor resultado do Sul.
A trajetória de crescimento observada nos últimos anos é mais evidente para os estados do Paraná (+13,7%) e Santa Catarina (+11,7%). Em ambos os estados, as áreas de Consumo e Tecnologia foram os principais vetores de crescimento da Indústria Criativa.
Em 2020, o PIB Criativo totalizou R$ 217,4 bilhões – valor comparável à produção total do setor de construção civil (que em 2020, também figurou em cerca de 2,9% do PIB total).
O estudo da Firjan analisou o setor da Indústria Criativa entre os anos de 2017 e 2020. Atualmente, o Brasil tem 935 mil profissionais criativos formalmente empregados. Ao todo, eles equivalem a 70% de toda a mão de obra da indústria metal mecânica brasileira.
As quatro áreas criativas definidas pelo estudo são divididas em 15 segmentos:
Cultura: Expressões Culturais, Artes Cênicas, Música, Patrimônio e Artes;
Tecnologia: TIC, Biotecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento;
Consumo: Publicidade e Marketing, Design, Arquitetura e Moda;
Mídia: Editorial e Audiovisual.
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