Paraná se destaca no Mapeamento da Indústria Criativa do Brasil

12 de Julho de 2022
O Estado do Paraná ficou em destaque no Mapeamento da Indústria Criativa, feito pela Firjan, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O levantamento foi divulgado na semana passada. 

Os seis estados com maior número de vínculos na área de Mídia foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Esses seis estados representam cerca de 66,8% de todos os vínculos da área de Mídia no Brasil. De acordo com o estudo, isso deve-se principalmente a concentração populacional nas regiões Sul e Sudeste do país.

Considerando a Indústria Criativa nacional, a área de Mídia representa 9,1% de todos os vínculos empregatícios. Em se tratando dos vínculos associados ao núcleo criativo, o Paraná figura com o melhor resultado do Sul. 

A trajetória de crescimento observada nos últimos anos é mais evidente para os estados do Paraná (+13,7%) e Santa Catarina (+11,7%). Em ambos os estados, as áreas de Consumo e Tecnologia foram os principais vetores de crescimento da Indústria Criativa. 

Em 2020, o PIB Criativo totalizou R$ 217,4 bilhões – valor comparável à produção total do setor de construção civil (que em 2020, também figurou em cerca de 2,9% do PIB total).

O estudo da Firjan analisou o setor da Indústria Criativa entre os anos de 2017 e 2020. Atualmente, o Brasil tem 935 mil profissionais criativos formalmente empregados. Ao todo, eles equivalem a 70% de toda a mão de obra da indústria metal mecânica brasileira.

As quatro áreas criativas definidas pelo estudo são divididas em 15 segmentos:

Cultura: Expressões Culturais, Artes Cênicas, Música, Patrimônio e Artes;
Tecnologia: TIC, Biotecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento;
Consumo: Publicidade e Marketing, Design, Arquitetura e Moda;
Mídia: Editorial e Audiovisual.


Imagem: Ilustrativa/Pixabay

462 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...
UST Cultural 2025 define projetos vencedores
Em parceria com o Instituto Cultural Ingá, a Usina Santa Terezinha realizou o 2º Chamamento UST Cultural. Lançado em maio deste ano, o instrumento teve como objetivo ampliar o alcance das ações culturais nos territórios atendidos pela Empresa, por meio da renúncia fiscal ...