Primeiro livro de Michelle Joaquim será lançado neste sábado

03 de Agosto de 2022

A escritora maringaense Michelle Joaquim lança neste sábado, 6 de agosto, seu primeiro livro. “A última vez que duvidei de mim” sai pela editora Iperfil e traz 43 poemas de temáticas diversas, mas com uma presença predominante de feminismo e outros assuntos políticos. As ilustrações que dialogam com os poemas foram feitas pelo artista maringaense Thiago Caleffi. Quem assina o prefácio é a cientista social, pesquisadora e crítica de arte Elaine Campos.

Haverá dois eventos para o lançamento do livro: uma noite de autógrafos no sábado (6) às 19h30 no CAC – Centro de Ação Cultural, com a participação especial de um grupo de choro e uma mini exposição com outras experimentações artísticas da escritora e do ilustrador e no domingo, um sarau de lançamento com a presença de poetas, escritores, mestre de cerimônias, DJ Babu e microfone aberto para quem quiser participar.

Michelle Joaquim tem 35 anos, é graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestra em Estudos Literários (UEM), bacharel em estudos da tradução (UEM), revisora, professora e escritora. Começou a escrever com certa regularidade quando ainda fazia graduação, mas foi só depois de participar do Coletivo Palavrão de Experiências Literárias que começou a se reconhecer como escritora.

“A última vez que duvidei de mim, foi a primeira vez que escrevi um poema de que gostei. Então escavei minhas gavetas, e encontrei, dentre os restos, os fósseis – registros: provas de vida. Fechei a gaveta com a chave dentro. Os poemas ficaram de fora e pediram o mundo, de onde eles vieram e para onde se destinam. Eu sou escritora, compreendi”, diz. “Quando uma mulher se reconhece escritora, e não duvida mais de sua capacidade, ela diz a todas as outras mulheres que elas também são capazes do que quiserem”.

O livro “A última vez que duvidei de mim” nasce de uma seleção de poemas e textos que estavam engavetados. É um livro de uma mulher que pensa a si, às suas e a todos nós. A aparente simplicidade dos poemas é uma escolha estética. Em poemas de dois ou 20 versos, há sempre um convite para a reflexão sobre a vida cotidiana e, por isso mesmo, filosófica. Um convite acessível pela linguagem popular e pelos poemas curtos e ilustrados.

A publicação foi viabilizada por meio do Prêmio Aniceto Matti e terá a distribuição gratuita de mil exemplares. Há, também, uma versão em audiolivro que contempla a audiodescrição das imagens (distribuído para as entidades regionais em prol de pessoas cegas e com baixa visão).


Serviço:

“A última vez que duvidei de mim”, livro de Michelle Joaquim com ilustrações de Thiago Caleffi

Noite de autógrafos: dia 6 de agosto às 19h30 no CAC – Centro de Ação Cultural (Av. XV de Novembro, 514)

Sarau de Lançamento: dia 7 de agosto às 16h na Casa Lunar (Rua Ibirá, 156, Jd. Alvorada)

 

Produzido com verba de Incentivo à Cultura

Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti

632 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Maringá recebe performance ao ar livre da Focus Cia de Dança
Como parte da Circulação Petrobras Focus 25 anos, a Focus Cia de Dança, dirigida pelo renomado coreógrafo Alex Neoral, apresenta o espetáculo "Trupe" no próximo dia 29 de agosto, às 17h, na Praça Napoleão Moreira da Silva, em Maringá. Grátis! Realizada dentro e fora d...
Exposição Ao Toque Delas
“Ao Toque Delas” inaugura a primeira exposição com guias táteis em Maringá Maringá recebe, pela primeira vez, uma exposição de artes visuais totalmente pensada para a fruição do público cego e com baixa visão. A mostra “Ao Toque Delas” será aberta no dia 21 ...
Espetáculo de dança com músicas de Roberto Carlos abre venda de ingressos
A Focus Cia de Dança, sob a direção artística do renomado coreógrafo Alex Neoral, desembarca em Maringá com “As Canções Que Você Dançou Pra Mim” para comemorar os 25 anos de trajetória da companhia. Dias 30 e 31 de agosto o espetáculo será apresentado no Teatro ...