Primeiro livro de Michelle Joaquim será lançado neste sábado

03 de Agosto de 2022

A escritora maringaense Michelle Joaquim lança neste sábado, 6 de agosto, seu primeiro livro. “A última vez que duvidei de mim” sai pela editora Iperfil e traz 43 poemas de temáticas diversas, mas com uma presença predominante de feminismo e outros assuntos políticos. As ilustrações que dialogam com os poemas foram feitas pelo artista maringaense Thiago Caleffi. Quem assina o prefácio é a cientista social, pesquisadora e crítica de arte Elaine Campos.

Haverá dois eventos para o lançamento do livro: uma noite de autógrafos no sábado (6) às 19h30 no CAC – Centro de Ação Cultural, com a participação especial de um grupo de choro e uma mini exposição com outras experimentações artísticas da escritora e do ilustrador e no domingo, um sarau de lançamento com a presença de poetas, escritores, mestre de cerimônias, DJ Babu e microfone aberto para quem quiser participar.

Michelle Joaquim tem 35 anos, é graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestra em Estudos Literários (UEM), bacharel em estudos da tradução (UEM), revisora, professora e escritora. Começou a escrever com certa regularidade quando ainda fazia graduação, mas foi só depois de participar do Coletivo Palavrão de Experiências Literárias que começou a se reconhecer como escritora.

“A última vez que duvidei de mim, foi a primeira vez que escrevi um poema de que gostei. Então escavei minhas gavetas, e encontrei, dentre os restos, os fósseis – registros: provas de vida. Fechei a gaveta com a chave dentro. Os poemas ficaram de fora e pediram o mundo, de onde eles vieram e para onde se destinam. Eu sou escritora, compreendi”, diz. “Quando uma mulher se reconhece escritora, e não duvida mais de sua capacidade, ela diz a todas as outras mulheres que elas também são capazes do que quiserem”.

O livro “A última vez que duvidei de mim” nasce de uma seleção de poemas e textos que estavam engavetados. É um livro de uma mulher que pensa a si, às suas e a todos nós. A aparente simplicidade dos poemas é uma escolha estética. Em poemas de dois ou 20 versos, há sempre um convite para a reflexão sobre a vida cotidiana e, por isso mesmo, filosófica. Um convite acessível pela linguagem popular e pelos poemas curtos e ilustrados.

A publicação foi viabilizada por meio do Prêmio Aniceto Matti e terá a distribuição gratuita de mil exemplares. Há, também, uma versão em audiolivro que contempla a audiodescrição das imagens (distribuído para as entidades regionais em prol de pessoas cegas e com baixa visão).


Serviço:

“A última vez que duvidei de mim”, livro de Michelle Joaquim com ilustrações de Thiago Caleffi

Noite de autógrafos: dia 6 de agosto às 19h30 no CAC – Centro de Ação Cultural (Av. XV de Novembro, 514)

Sarau de Lançamento: dia 7 de agosto às 16h na Casa Lunar (Rua Ibirá, 156, Jd. Alvorada)

 

Produzido com verba de Incentivo à Cultura

Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti

801 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...
UST Cultural 2025 define projetos vencedores
Em parceria com o Instituto Cultural Ingá, a Usina Santa Terezinha realizou o 2º Chamamento UST Cultural. Lançado em maio deste ano, o instrumento teve como objetivo ampliar o alcance das ações culturais nos territórios atendidos pela Empresa, por meio da renúncia fiscal ...