Tributo ao Rock Progressivo deve ser realizado em outubro

05 de Agosto de 2022

O projeto Tributo ao Rock Progressivo, apoiado pelo Instituto Cultural Ingá (ICI), está com data prevista de execução para outubro deste ano. O evento, que vai ser realizado em Maringá e em Londrina, deve ocorrer no dia 9 de outubro na cidade canção e no mês de novembro, no segundo destino do show. 

O projeto é financiado pela Lei Nacional de Incentivo à Cultura, por meio da renúncia fiscal de empresas patrocinadoras, e terá apresentações gratuitas. 

Tributo ao Rock Progressivo vai buscar manter viva a história e criar novas vivências. A década de 1960 e 1970 foi um marco para o Rock. A inserção de instrumentos da música clássica ao estilo mais “pesado” do Rock criou um novo movimento, revolucionário para o estilo. Dessa junção de clássicos, nascia o Rock Progressivo. As referências dessa época: Rick Wakeman, Emerson, Lake & Palmer e Pink Floyd, entre outros grandes nomes, reinam até os dias de hoje.

Serão três orquestras no palco. Instrumentos de sopro, cordas e percussão serão incorporados aos traços do rock and roll para fazer uma viagem no tempo. Serão 60 profissionais do mundo musical envolvidos no projeto.

“Queremos trazer a vivência do palco, com arranjos instrumentais, fortalecer o Rock tradicional com a música clássica e remeter aos anos 60 e 70, tanto na vestimenta e sonoridade”, enfatizou Graziani Moraes, um dos proponentes.

Segundo Ronaldo Gravino, o Rock Progressivo foi um movimento revolucionário. “Vamos trazer a galera saudosista do Rock Progressivo e agregar a essa nova geração de excelentes músicos que temos em Maringá e região que apreciam esse estilo”, disse.

Como agência de fomento e incentivo à Cultura, o ICI apoia iniciativas que valorizem os movimentos culturais e agreguem ao futuro do cenário cultural. “Acreditamos no potencial do projeto e sabemos que, quando possível de ser realizado, o evento vai movimentar não só a cadeia produtiva do setor cultural, como outros pilares da economia local”, validou o presidente do ICI, George Coelho.

O projeto ainda está em fase de captação de recursos. 

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO "TRIBUTO AO ROCK PROGRESSIVO".

CONHEÇA OS DEMAIS PROJETOS APOIADOS PELO ICI.


519 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...
UST Cultural 2025 define projetos vencedores
Em parceria com o Instituto Cultural Ingá, a Usina Santa Terezinha realizou o 2º Chamamento UST Cultural. Lançado em maio deste ano, o instrumento teve como objetivo ampliar o alcance das ações culturais nos territórios atendidos pela Empresa, por meio da renúncia fiscal ...