Pesquisa revela perfil do leitor na Bienal de São Paulo

12 de Agosto de 2022
A pesquisa Retratos da leitura em eventos do livro e literatura, parceria entre Itaú Cultural e Instituto Pró Livro (IPL), revelou o perfil do leitor na 26ª Bienal internacional do livro de São Paulo: mais presença de mulheres e jovens e maior influência das redes sociais no interesse pelos livros.

O levantamento buscou conhecer o perfil e os hábitos dos leitores que frequentam eventos literários. O estudo faz uma comparação dos resultados com os da Bienal internacional do livro do Rio de Janeiro e da Festa literária das periferias (Flup/RJ), traçando um paralelo com a pesquisa Retratos da leitura nacional, todas de 2019.

Entre os dados revelados, destacam-se: o crescimento da participação das mulheres e dos jovens, maior nível de escolarização e mais participação de autodeclarados brancos, em relação à pesquisa nacional.

É notável ainda o crescimento da influência do TikTok, do YouTube e do Instagram no interesse em leituras de livros: 28%, nesta enquete, ante 3% no levantamento realizado em 2019 em todo o país. O estudo também demonstra que ler livros ajudou a enfrentar o isolamento imposto pela pandemia de covid-19 – 87% dos entrevistados informam que leram mais durante o período.

A pesquisa foi aplicada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec). Foram ouvidos mil visitantes com idade superior a 10 anos e não integrantes de excursões escolares.


Fonte: Itaú Cultural
Imagem: Ilustrativa/Pixabay
285 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Usina Santa Terezinha lança 2º Chamamento UST Cultural para apoiar projetos via Lei de Incentivo à Cultura
A Usina Santa Terezinha anuncia o lançamento do 2º Chamamento UST Cultural, iniciativa que visa selecionar projetos culturais aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura para receber aportes financeiros via renúncia fiscal. A ação, realizada em parceria com o Instituto...
Convite - 2º Chamamento UST Cultural!
Usina Santa Terezinha lança 2º Chamamento UST Cultural em parceria com o Instituto Cultural Ingá A Usina Santa Terezinha, em parceria com o Instituto Cultural Ingá, realizará na próxima quarta-feira, dia 21 de maio de 2025, o lançamento do 2º Chamamento UST Cultural. O ...
Empresas que investem na cultura são reconhecidas pelo ICI
Empresas que investem na cultura são reconhecidas pelo ICIMais uma vez o Instituto Cultural Ingá (ICI) reconheceu as empresas que investem na cultura local É o sexto ano que a entidade presta homenagem a empresas que fizeram renúncia fiscal no ano anterior em prol da área. ...