Lei de Incentivo ao Esporte é prorrogada e tem limite de doações aumentado

26 de Agosto de 2022

A Lei de Incentivo ao Esporte foi prorrogada até o ano de 2027 e as alterações na legislação aumentam as alíquotas que as empresas e pessoas físicas poderão usar nas deduções anuais do Imposto de Renda (IR). 


A sanção da Lei pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), foi publicada do Diário Oficial da União desta quinta-feira (25). Sem prorrogação,  os incentivos perderiam vigência em dezembro deste ano. 


No caso das empresas, a nova LIE eleva de 1% para 2% o limite percentual de dedução a título de doação ou patrocínio para projetos esportivos e paradesportivos. Também insere projetos de inclusão social por meio do esporte no limite coletivo de 4%.


Pessoas físicas também podem apoiar projetos por meio da renúncia fiscal. Nesse caso, a nova LIE eleva de 6% para 7% do IRPF devido o limite dedutível para os mesmos projetos. Isso junto com as contribuições para os fundos de crianças e idosos, para projetos culturais e investimentos em obras audiovisuais.


A nova publicação da Lei também inclui escolas dos ensinos fundamental, médio e superior como captadoras de recursos. As novas regras valerão a partir de 1º de janeiro de 2023.


O Instituto Cultural Ingá (ICI) apoia a captação de recursos para projetos esportivos em parceria com o Instituto ACIM. 


“Trabalhamos em conjunto todo o knowhow do ICI em captação de recursos por meio da renúncia fiscal nessa ampliação para projetos do segmento esportivo. Sabemos que a Cultura é um setor transversal, que transita entre todos os segmentos, inclusive o Esporte”, destacou o presidente do ICI, George Coelho. 


ICI


Fundado há mais de 10 anos, o ICI é uma agência de fomento e incentivo à Cultura. Um viés inédito de atuação com o setor cultural e o meio empresarial, fazendo o elo de ligação entre as duas pontas, fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade. Além das consultorias e capacitações oferecidas pela entidade, o ICI trabalha com palestras e formações através da Escola do Pensamento Criativo. 


Foto: Tânia Rego/Agência Brasil


638 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...
UST Cultural 2025 define projetos vencedores
Em parceria com o Instituto Cultural Ingá, a Usina Santa Terezinha realizou o 2º Chamamento UST Cultural. Lançado em maio deste ano, o instrumento teve como objetivo ampliar o alcance das ações culturais nos territórios atendidos pela Empresa, por meio da renúncia fiscal ...