O Instituto Cultural Ingá (ICI) apoia projetos artísticos e culturais dos mais variados segmentos: teatro, música, dança, literatura, audiovisual e patrimônio histórico. São projetos que promovem formação da sociedade de forma gratuita ou a preço popular; ou ainda projetos de continuidade, que oferecem formação artística a crianças e adolescentes.
Atualmente, seis projetos estão em fase de execução:
Programação Cultural do Espaço Merkabah, voltado à capacitação e treinamento de profissionais das artes cênicas.
Documentário que conta a vida do padre Emílio Clement Scherer que, fugindo da Alemanha nazista, chegou ao Noroeste do Paraná no final da década de 1930.
Documentário que compila depoimentos de mulheres vítimas de violência doméstica e tentativa de feminicídio.
Promove atividades socioeducativas por meio do ensino gratuito de aulas de música e ginástica rítmica identificando e estimulando a formação de futuros profissionais de música e da dança.
Com apenas um único artista em cena, a mostra de teatro gratuita já teve várias edições em Maringá.
Projeto de programação permanente que visa oferecer atrações mensais, com especial atenção para os espetáculos de teatro.
Além desses, três projetos estão em fase de captação de recursos, isto é, as empresas interessadas na ideia do projeto ainda podem investir na realização da atração.
Apresentações musicais que resgata a magia desse estilo musical com uma roupagem que mescla o rock e a sinfônica em apresentações gratuitas à população.
Mostra de música instrumental que faz apresentações gratuitas de artistas locais e de artistas renomados representantes do instrumento homenageado da edição.
Projeto que ensina produção audiovisual para jovens de Maringá, preferencialmente de escolas públicas.
ICI
Como agência de fomento e incentivo à Cultura, o ICI é o elo de ligação entre os produtores dos projetos e as empresas que investem na iniciativa.
“É um formato inédito no país. Buscamos encontrar o projeto que melhor se alinhe à visão da empresa e trabalhamos com os profissionais formações para cada vez mais capacitar o setor cultural de Maringá e região”, explicou o presidente do ICI, George Coelho.
Desde a fundação, em 2011, o Instituto já captou mais de R$ 13 milhões para execução de mais de 130 projetos.
Foto: Renato Domingos