Projeto Batalha de Poesia chega a Maringá com 3 oficinas gratuitas

18 de Outubro de 2022
Depois de passar por Campo Mourão e Sarandi, o projeto Batalha de Poesia chega a Maringá e já está com inscrições abertas para participar de três oficinas. A primeira tem um caráter de apresentação do slam e de leitura, oferecendo referências da cena. A segunda é para conhecer a organização de um slam mais a fundo e para a escrita de poemas. A terceira é de performance, para treinar a apresentação desses poemas para o evento. As atividades são gratuitas e geram certificado para quem tiver 100% de presença. O objetivo é instruir jovens acima de 15 anos a lerem, criarem textos poéticos e se apresentarem em slams (campeonatos de poesia falada). 

“Nas oficinas, a gente percebe como a poesia está presente no nosso dia a dia. Levamos vídeos, textos, livros, zines, enfim, uma variedade de materiais para mostrar o que os poetas vêm construindo nos saraus e slams Brasil a fora. Assim, os participantes têm contato com diferentes tipos de produções poéticas e desenvolvem várias ideias para a produção e materialização dos seus textos, sejam eles escritos ou orais”, explica a produtora cultural e professora de literatura Érica Paiva, coordenadora do projeto e uma das oficineiras. Ela ministra a primeira oficina, “Poesia e Sociedade”, nos dias 18, 19 e 20 de outubro.

“Já passamos por duas cidades realizando oficinas em quatro turmas diferentes e em cada uma delas os participantes criaram trabalhos diferenciados, seja em relação à forma ou ao conteúdo”, conta. A expectativa é que isso se repita em Maringá, onde o projeto foi o responsável pelo surgimento, em 2019, do Slam Pé Vermelho. 

As outras oficinas do projeto acontecem com os paulistas Jéssica Campos (dias 25, 26 e 27 de outubro – focada na escrita) e Lucas Afonso (dias 1º, 3 e 4 de novembro – focada na apresentação). Serão ofertadas 20 vagas para cada turma (tarde ou noite).

Jéssica Campos, educadora do Cursinho Popular Carolina de Jesus, organizadora do Sarau do Capão, professora, escritora, poeta e autora dos livros “Marginalizando o Amor” e “Transcrevendo a Marginalidade”, ministra a oficina de Criação Poética, estimulando os participantes a colocarem suas ideias no papel.

Lucas Afonso ministra a oficina “Corpo e poesia”, que foca na apresentação da poesia ao público. Ele é MC, autor do livro “A Última Folha do Caderno”, musicoterapeuta, ator, fundador do Slam da Ponta, Campeão do Slam Brasil e representante do Brasil na Copa do Mundo de Poesia (FR).

Após as oficinas, no dia 6 de novembro, será realizada uma Batalha de Poesia. Todos que tiverem pelo menos 75% de presença nas três oficinas poderão se apresentar, concorrendo às premiações para os cinco primeiros lugares.
  
Esse projeto é realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

Serviço:
Batalha de Poesia 
Oficina 1 - Poesia e Sociedade com Érica Paiva (PR)
Dias 18, 19 e 20 de outubro

Oficina 2 - Criação Poética com Jéssica Campos (SP)
Dias 25, 26 e 27 de outubro

Oficina 3 - Corpo e Poesia com Lucas Afonso (SP)
Dias 01º, 03 e 04 de novembro

Inscrições gratuitas: 

Locais e horários: 
13h30 às 17h30 na Biblioteca das Palmeiras (Av. São Judas Tadeu, 1429 - Jardim Vitória) ou 19h às 22h na Faculdade Eficaz (Av. João Paulino Vieira Filho, 729, Novo Centro)

Apoio: COPEL e Lowçucar 
Realização: PR Educação e Cultura 
Parceria: Instituto Cultural Ingá 
Incentivo: ODS e PROFICE 
Parceiro em Maringá: Secretaria Municipal de Cultura.

Mais informações:  
@batalhadepoesia (instagram) 
@batalhadepoesiapr (facebook)

Fonte: Assessoria
481 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Curso de operação de câmera está com inscrições abertas
A cidade de Maringá recebe o curso livre e gratuito "Olhar Atento para Contar uma História", formação voltada para operação de câmera no audiovisual. O projeto, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná com produção da plataforma educativa Narrativas de ...
Grupo Sucena promove oficina de Tambor de Crioula e Arraiá
No dia 12 de julho, a partir das 18h, o Ponto de cultura Centro Cultural Sucena vai sediar o Arraiá Afro Julino. O arraiá é uma festa popular que  promove e  valoriza a cultura afro-brasileira, preservando e difundindo suas tradições e fortalecendo a identidade cu...
Projeto Vivas - Culturas Populares abre inscrições para oficinas em Maringá, Sarandi e Paiçandu
O projeto “Vivas - Culturas Populares” pretende realizar sete meses de oficinas continuadas de Capoeira Angola, Jongo, Samba de Roda e Canto Popular nas cidades de Maringá, Sarandi e Paiçandu. Além da formação continuada com mestres/as e grupos locais, serão realizadas...