‘Eleonora ou A corrida pelo fim’ estreia em Maringá e faz 8 apresentações gratuitas

28 de Outubro de 2022

O Teatro do Alvorecer estreia na próxima sexta-feira, dia 4, o espetáculo “Eleonora ou A corrida pelo fim”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti. A apresentação é às 20h no Teatro Barracão, seguida de sessões nos dias 7, 8, 9 e 10. Nos dias 16, 17 e 18 de novembro a peça também acontece no Espaço Solagasta, sempre com entrada gratuita.

 

Com direção de Douglas Kodi, estão em cena os atores Elton Bittencourt, Kênia Bergo, Mateus Moscheta, Thayse Mochi, o elenco de apoio Lucas Zago e Vinícius de Brito e os músicos Caio Henrique Alves e Gabriel Camargo, além do próprio Kodi, que também assina a dramaturgia ao lado de Ângela Stadler e Caroline Marzani.

 

Inspirado em animações japonesas como Boku No Hero, Dragon Ball, One Piece e Naruto, e no universo fantástico da magia, o espetáculo busca o público infanto-juvenil. “Se pensa muito teatro para infância e, obviamente, no teatro para adultos e eis que fica um vazio dos 12 até os 18 anos de idade”, comenta Kodi, um grande leitor de mangás e fã de animes do estilo shounen.

 

A história se passa em um universo pós-apocalíptico em que toda a natureza foi destruída pelo Imperador e sua Guarda Imperial. No meio dessa Terra de guerras e cinzas, existe um local pacífico chamado de Vale de Prata, onde mora a grande maga do vento, Amana, e sua discípula Eleonora. A jovem guerreira recebe a missão de levar o último livro da humanidade até a Biblioteca da Ilha do Vento, pois este livro é capaz de alterar o passado de quem o utiliza. Nessa jornada repleta de magia, de luz e de sombra, Eleonora terá que enfrentar diversos perigos, contar com ajudas inesperadas e fugir de uma das capitãs do Imperador, a cruel Baronesa, para encontrar a coragem em seu coração e levar o objeto mágico até a Ilha do Vento.

 

“Eleonora traz a mensagem de que sempre estaremos vivos e sempre manteremos as pessoas que partiram vivas, desde que a história daqueles que passaram seja lembrada, contada e recontada”, explica o diretor e dramaturgo.

 

As oito apresentações integram um projeto aprovado na Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020, que também oferecerá três oficinas e três contações de histórias em escolas. A oficina de “Iniciação teatral por meio da literatura”, que será ministrada para pessoas entre 12 e 18 anos por Kênia Bergo no dia 12/11, das 14h às 17h, no Espaço Solagasta, está com inscrições abertas. Kodi ministra a oficina “O ator como atleta da imaginação” no dia 20/11. Todas as informações são divulgadas no instagram @teatrodoalvorecer

 

A companhia

 

O Teatro do Alvorecer foi fundado pelo ator e diretor Douglas Kodi. Formado na Licenciatura em Teatro na Universidade Estadual de Maringá (UEM), é mestre e doutorando em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tendo como principal objeto de pesquisa a atuação e a dramaturgia que podem ser desenvolvidos a partir de práticas da Commedia dell’arte e desembocar em modos de criação contemporâneos.

 

Kodi trabalhou por seis anos como ator e assistente do diretor Italiano Roberto Innocente no grupo Arte da Comédia (Curitiba-PR), realizando diversos espetáculos de rua e de máscara e ministrando oficinas de Commedia dell’arte.

Entre os espetáculos realizados estão “Diga que Shakespeare chegou primeiro”, “A Loucura de Isabella”, “A Comédia da Panela”, “Aconteceu no Brasil Enquanto o ônibus não vem” e “As espertezas de Arlequim”. O mais recente espetáculo, que marca o início do trabalho como ator-autor-diretor e inaugura alguns dos princípios de criação do Teatro do Alvorecer foi “O Soldado, a Tigresa e uma outra história”, que recentemente cumpriu temporada em Maringá.

 

Serviço:

 

Espetáculo “Eleonora ou A corrida pelo fim”, do Teatro do Alvorecer

Estreia 04 de novembro | 20h | Teatro Barracão

Apresentações também nos dias 7, 8, 9 e 10/11 no Teatro Barracão e nos dias 16, 17 e 18/11 no Espaço Solagasta (Rua Professor Itamar Orlando Soares, 181). Sempre às 20h, com entrada gratuita.

 

Oficina “Iniciação teatral por meio da literatura” com Kênia Bergo

Dia 12/11 das 14h às 17h

Local: Espaço Solagasta (Rua Professor Itamar Orlando Soares, 181)

15 vagas para pessoas entre 12 e 18 anos

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf4BGye8ckOQIh3RzTi3prPS3B34-7s_5-0tOprYz1-Q1SNmw/viewform

 

Oficina “O ator como atleta da imaginação” com Douglas Kodi

Dia 20/11 das 14h às 17h

Local: Espaço Solagasta (Rua Professor Itamar Orlando Soares, 181)

15 vagas para artistas e não artistas interessados em teatro

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSc374PFxF3iErtMuq8OxmUmSVLwLz9evrxxa6Id3kFKnyvw/viewform

 

 

Ficha Técnica

Direção: Douglas Kodi

Atuação: Douglas Kodi, Elton Bittencourt, Kênia Bergo, Mateus Moscheta e Thayse Mochi

Elenco de apoio / Contrarregragem: Lucas Zago e Vinícius de Brito

Direção Musical: Caio Henrique Alves

Músicos em cena: Caio Henrique Alves e Gabriel Camargo

Dramaturgia: Ângela Stadler, Caroline Marzani e Douglas Kodi

Produção: Douglas Kodi e Rachel Coelho

Concepção de Cenografia e Figurino: Douglas Kodi

Figurinista: Sandra Canonico

Figurinista Assistente: Vitória Campanari

Cenotécnico: Everaldo Bittencourt

Iluminação: Vanderlei Junior

Operação de luz: Vanderlei Junior e Thamires Saboia

Maquiagem e caracterização: Kênia Bergo

Assessoria de imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura

Ilustração: Felipe Tomazella

Comunicação Visual e Mídias Sociais: Fernando Souza / Maringaense Cultural

Fotografias: Renato Domingos

Vídeo: Felipe Halison / IDX Pro

Agradecimentos à Vitória Campanari, Tutu e Gabriel Camargo

 

Produzido com verba de Incentivo à Cultura

Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020

Prêmio Aniceto Matti
523 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Maringá recebe performance ao ar livre da Focus Cia de Dança
Como parte da Circulação Petrobras Focus 25 anos, a Focus Cia de Dança, dirigida pelo renomado coreógrafo Alex Neoral, apresenta o espetáculo "Trupe" no próximo dia 29 de agosto, às 17h, na Praça Napoleão Moreira da Silva, em Maringá. Grátis! Realizada dentro e fora d...
Exposição Ao Toque Delas
“Ao Toque Delas” inaugura a primeira exposição com guias táteis em Maringá Maringá recebe, pela primeira vez, uma exposição de artes visuais totalmente pensada para a fruição do público cego e com baixa visão. A mostra “Ao Toque Delas” será aberta no dia 21 ...
Espetáculo de dança com músicas de Roberto Carlos abre venda de ingressos
A Focus Cia de Dança, sob a direção artística do renomado coreógrafo Alex Neoral, desembarca em Maringá com “As Canções Que Você Dançou Pra Mim” para comemorar os 25 anos de trajetória da companhia. Dias 30 e 31 de agosto o espetáculo será apresentado no Teatro ...