O Ministério da Cultura e o Banco do Brasil lançaram um edital de R$ 150 mi para financiar projetos culturais. O anúncio foi feito pela ministra, Margareth Menezes, nesta segunda-feira (16), durante a posse da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.
O objetivo é selecionar projetos a serem patrocinados pelo BB e demais empresas de seu Conglomerado (subsidiárias, coligadas e controladas), para compor a programação das unidades do CCBB em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. O programa terá uma vigência de três anos (2023-2025), e irá investir um total de R$ 150 milhões.
As inscrições estão abertas até 03 de março, e devem ser feitas através do site do Banco do Brasil.
Os projetos a serem selecionados devem pertencer às seguintes áreas e segmentos: Programa Educativo: Arte e educação transmitida de maneira multidisciplinar, como mediação das exposições, oficinas livres, formação para professores etc.
Cinema: Mostra (exibição de temas específicos) ou Festival (mostra organizada em torno de um gênero ou localidade).
Artes Cênicas: Teatro adulto, teatro infantil ou infantojuvenil, performance, ópera, musical, circo e dança. Podem ser projetos individuais ou em formatos de festival ou mostra.
Música: Série (temas específicos em formato de narrativas) ou Festival (gênero musical, nacionalidade ou localidade).
Exposição: Mostra coletiva ou individual.
Ideias: Debate, palestra, seminário, workshop/oficina e curso. Os projetos podem ser multidisciplinares.
Serão valorizadas propostas que exaltem as origens e ancestralidade brasileira, tragam narrativas regionais e o pensamento descolonizador. Também serão reconhecidas ideias que trabalhem o tema da inclusão e acessibilidade ou planejem caminhos para compreender a construção contemporânea de identidades.
Para acessar o edital, clique aqui.
Fonte: Cultura e Mercado Foto: Antonio/Agência Brasil