Capoeiristas de Maringá fazem pré-lançamento de álbum em homenagem às mulheres

24 de Março de 2023

Neste sábado, dia 25 de março, às 20h no Teatro Barracão, acontece o show de pré-lançamento do álbum "Salve as Marias - Elas cantam Capoeira", que presta homenagem a todas as mulheres capoeiristas, em especial as que vieram antes e abriram os caminhos. A entrada é gratuita e a classificação é livre. O projeto foi idealizado e coordenado pela contramestra Lissandra Sucena e é viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti.

Com direção de Lissandra, o álbum tem produção audiovisual, musical e gestão de redes sociais da IDX Produções Artísticas. Terá 14 faixas de cantigas autorais e de domínio público, que em breve estarão disponíveis em todas as plataformas digitais. O objetivo é dar voz e vez às mulheres e incentivar novas capoeiristas a falarem e cantarem sobre suas trajetórias e histórias na capoeira e na cultura afro-brasileira.

Treze intérpretes participaram da gravação do álbum, entre alunas e parceiras da contramestra que atua na cidade há mais de 20 anos. Além dela, participam Graziele Oliveira Evangelista, Keli Cristina dos Santos, Gabriela Felipe de Alencar, Kendiel Bergamaschi, Jessica Lorena Machado, Victoria Linsy, Cristiane Crisptano, Natasha Barbosa Primo, Geovana de Aquino Vicentini, Isadora Matias Rocha, Julia de Aquino Vicentini e Carol Pera.

“A gente vê hoje muitas mulheres, mestras, professoras, contramestras, com vozes potentes, que tocam, cantam e coordenam trabalhos maravilhosos, mas ainda assim, não tem nenhum projeto gravado, num mercado que é predominantemente ocupado pelos homens. Então o objetivo desse nosso projeto é justamente homenagear essas mulheres e fortalecer essas trajetórias que são tão importantes para a cultura afro-brasileira”, explica Lissandra. Desta forma, pretende-se contribuir para a preservação e transmissão dos saberes ancestrais.

O show de pré-lançamento terá participação especial do Grupo Sucena e da contramestra Maré, ambos de Maringá, tocando um repertório rico e diversificado, das tradicionais músicas da capoeira, mantendo seus fundamentos e preceitos com suas ladainhas e corridos, aos arranjos mais contemporâneos. Traz, também, a alegria do coco e do samba de roda, manifestações populares que caminham lado a lado com a cultura da capoeira. Está confirmada a presença de várias mestras renomadas na plateia, vindas de outros Estados, grupos e coletivos de capoeira.

 

Serviço:

Show de pré-lançamento do álbum “Salve as Marias – Elas cantam capoeira”
Dia 25/03 às 20h no Teatro Barracão

Entrada gratuita | Classificação livre

Realização: Arte Afro Produções Artísticas e Culturais

 

Produzido por meio de Incentivo à Cultura

Lei Municipal 11200/2020-Prêmio Aniceto Matti/PMM

Concurso 010/2021

640 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Residência Poética Pé Vermelho abre inscrições para formação gratuita em Maringá
Entre março e abril, Maringá recebe a Residência Poética Pé Vermelho, iniciativa do Coletivo Pé Vermelho que vai selecionar 10 poetas para quatro formações presenciais voltadas ao aprimoramento da escrita e à criação de produtos poéticos. As inscrições estão abert...
Exposição “Brechó Escalafobético” celebra a obra de Célia Regina em Maringá
Aos 83 anos, a artista Célia Regina vai realizar um sonho e abrir ao público sua primeira exposição individual. “Brechó Escalafobético” poderá ser visitada a partir de quinta-feira, dia 22 de janeiro, na Sala Lukas do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), por...
Performance “Vale dos Corações Partidos - Fragmento nº 2” estreia dia 9 em Maringá
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, estreia em Maringá a performance arte “Vale dos corações partidos - Fragmento nº 2”, do artista Renan Ghiraldi. A ação acontece a partir das 11h no Terminal Urbano, propondo um desvio no caminho: alguém de macacão vermelho, ...