Documentário sobre o primeiro padre de Maringá é lançado com a presença de mais de 500 pessoas

04 de Maio de 2023

Na noite desta quarta-feira, dia 3 de maio, o Cineflix foi tomado por centenas de pessoas que foram em busca da biografia de Emil Clemens Scherer. A pré-estreia do documentário de média-metragem sobre a sua vida foi bastante prestigiada devido às controvérsias envolvendo este icônico personagem.

“Scherer: do nazismo à terra vermelha” foi produzido pelo Maringá Histórica em co-produção com a Cosmos Filmes. Incluindo cenas no Brasil e na Europa, o diretor e roteirista Miguel Fernando apresentou um roteiro recheado de curiosidades e adversidades enfrentadas pelo padre alemão. “Estamos nesta noite provando que muitas pessoas se interessam pelo nosso passado. Mas, ao mesmo tempo, atestando que ainda temos muito o que fazer, muito o que pesquisar. É necessário continuar este trabalho fundamental para a nossa cidade”, ressaltou o pesquisador.

O vice-prefeito, Edson Scabora, reforçou o papel do Maringá Histórica por meio de seu idealizador. “Estamos diante de um contador de histórias, que faz este trabalho de maneira exemplar”. Já o presidente do Instituto Cultural Ingá, George Coelho, tratou de abordar o crescimento do audiovisual na cidade. “O cinema tem se mostrado uma excelente plataforma para o desenvolvimento econômico e criativo de Maringá. Seguiremos apoiando a sétima arte”, enfatizou Coelho.

Para o jornalista e assessor de Comunicação da Arquidiocese de Maringá, Everton Barbosa, “a história do padre Scherer, mesmo que tenha momentos conflituosos, revela como Deus é bom e maravilhoso com seu povo. Somos hoje um grande centro urbano, em pleno desenvolvimento, referência em muitas áreas, graças a pessoas como o padre Scherer, que chegou aqui e desbravou essa terra com uma visão desenvolvimentista”.

O filme já está disponível no canal do YouTube do Maringá Histórica na íntegra e gratuito aos interessados. Dentro de algumas semanas ganhará versões com acessibilidade para ampliar e democratizar o acesso ao seu conteúdo.

         Assista ao documentário AQUI. 

Até o dia 31 de maio, segue no térreo do Maringá Park Shopping uma exposição com itens raros sobre o padre Scherer, além de fotos dos bastidores da produção do filme. A curadoria da exposição é do pesquisador José Carlos Cecilio. As fotos still são de Lírica Aragão.

 

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Patrocínio: Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Rivesa Volvo, FA Maringá, Crivialli do Brasil e Arilu Distribuidora

Realização: Maringá Histórica, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil: união e reconstrução.


Foto: Marco Antonio de Oliveira

404 Visualizações
Notícias Voltar

Você também pode gostar

Peça de teatro sobre cooperativismo circula por seis cidades do Paraná
Depois de circular por dez cidades paranaenses em 2022, o espetáculo “Fuzuê”, da Forféu Atividades Artísticas, realiza uma nova circulação por mais seis cidades do Estado, começando por Astorga nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, na Casa da Cultura Centro Cultural E...
Encontro com empresários reúne debate sobre cultura e renúncia fiscal
Na manhã de hoje, o Instituto Cultural Ingá promoveu um almoço com 30 grandes empresários de Maringá, potenciais patrocinadores via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), na sede da ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá.O encontro contou com o apoio ...
Projeto "Amazelê" fortalece o samba afro-brasileiro com shows mensais gratuitos em Maringá
Com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira e democratizar o acesso à arte, o projeto “Amazelê” tem início em Maringá com uma série de apresentações mensais de samba na Casa Luanda. A iniciativa reúne grupos do Paraná em uma celebração à ancestralidade,...