No dia 5 de julho o Instituto Cultural Ingá (ICI) teve uma importante conversa com o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Henilton Menezes. Na ocasião, o consultor estratégico Miguel Fernando e o consultor sênior do Instituto, Alan Gaitarosso, apresentaram as ações promovidas pela entidade e os resultados mais recentes, para, então, planejar projetos em parceria. Também participou da reunião a nova assistente administrativa do ICI, Beatriz Vida, que iniciou seus trabalhos em junho.
Na apresentação foi informado que, desde que foi criado, há 11 anos, o ICI já captou R$ 13 milhões de reais em Maringá e região, beneficiando mais de 140 projetos que resultaram em 300 ações artísticas e culturais gratuitas para a comunidade. Maringá é a segunda cidade do Estado em arrecadação de recursos, ficando atrás apenas da capital, Curitiba, o que se acredita estar diretamente relacionado com o resultado do trabalho do ICI enquanto agência de fomento, intermediando esse relacionamento entre proponentes e patrocinadores.
Somente em 2022 foram 19 projetos apoiados, sendo 5 médias-metragens, 1 longa metragem, 4 formações, 5 festivais e 4 espetáculos que circularam por Maringá e região. Ao longo do ano, o ICI promove ações e campanhas de fortalecimento da ideia da destinação fiscal, buscando atrair novas empresas que aportem recursos em projetos culturais, as quais sempre serão reconhecidas por meio da premiação anual com o selo Empresa Amiga da Cultura. Ao conhecer este projeto, Menezes elogiou a iniciativa e revelou que há um projeto do MinC de também reconhecer as empresas e proponentes em âmbito federal.
Menezes já esteve em Maringá por, pelo menos, duas oportunidades. Agora o objetivo é viabilizar uma nova vinda dele nos próximos meses, para apresentar um panorama geral sobre as perspectivas da Lei Rouanet e a projeção para os próximos três anos da atual gestão e, principalmente, para falar sobre as novidades, como o Decreto de Fomento que foi publicado recentemente, além das novas Instruções Normativas, numa conversa direcionada a produtores culturais e artistas de Maringá. Além disso, o ICI também pretende promover, em parceria com o Minc, um diálogo com empresários para falar sobre a importância da renúncia fiscal.
“Tenho rodado o Brasil para fazer essa escuta, muito mais do que dar uma palestra, porque lançamos a Instrução Normativa (IN) em abril e tivemos que fazer um esforço muito grande pra lançar essa Instrução o mais rápido possível, já que encontramos um cenário muito ruim de regras e a gente precisava de um cenário legal melhor”, explica. “Na época, eu já identifiquei que o primeiro movimento deveria ser derrubar o decreto vigente e fazer uma nova IN, mas agora estamos num processo de rever a revisão”, diz. Com isso, Menezes revela que a agenda de julho e agosto está bastante ocupada com viagens e outras ações do MinC, mas que, com certeza, virá para Maringá em setembro. “Maringá merece essa atenção nossa”, diz. Com o aceite, tal encontro deve ser divulgado em breve.